Gaudium news > Bispos canadenses fazem apelo à população do país por união contra a pobreza

Bispos canadenses fazem apelo à população do país por união contra a pobreza

Ottawa (Quinta-feira, 21-10-2010, Gaudium Press) Em razão do Dia Internacional de Combate à Pobreza celebrado no último domingo, 17, todo o mundo, a Comissão de Justiça e Paz da Conferência Episcopal do Canadá publicou uma mensagem de preocupação, reflexão e esperança a todos os fiéis do país.

No início de sua mensagem, os bispos canadenses afirmaram que o desafio da luta contra a pobreza e da vida sem desigualdade não era um mensagem nova. Fazendo referência à Bíblia, os prelados citaram Deus e seu filho, Jesus, como agentes que se manifestaram a favor da vida sem desigualdades e transmitiram mensagens de uma vida pautada pela ativa generosidade como caminho fundamental para alcançar o Reino de Deus.

IntDayPoverty.jpg
Dia Internacional Contra a Pobreza foi comemorado no último dia 17

Segundo os prelados, é uma boa notícia que, nas últimas décadas, milhões tenham saído da linha de pobreza, principalmente na Índia e na China. Contudo, é ainda desapontador que, no mundo inteiro, cerca de 3 bilhões de pessoas permaneçam pobres e 1,3 bilhão continuem em pobreza absoluta, vivendo com menos de um dólar por dia. Tudo isso, mesmo com os compromissos governamentais em relação às Metas do Desenvolvimento do Milênio da ONU e com o esforço de muitos grupos não governamentais religiosos para combater a pobreza em cada canto.

Conforme o episcopado canadense, mesmo no Canadá a situação não é confortável. “São mais de 3 milhões de pessoas vivendo na pobreza. A maioria delas crianças”, cujos pais estão desempregados e perseguem um emprego estável como a um sonho distante. “Não é verdade que ninguém se importa. Muitas vozes estão levantadas para dizer que nós não podemos deixar as coisas como estão”, declaram.

E uma atitude que deve ser tomada, segundo os prelados, e que normalmente as pessoas falham em tomar, é a realização de um pacto para agir em conjunto e construir uma ponte entre aqueles que estão bem servidos pelo jeito que a economia segue e aqueles que estãoem dificuldades. “Milhões de pessoas no Canadá e ao redor do mundo estão trabalhando para fazer com que a esperança e os recursos se tornem mais disponíveis aos excluídos”.

Por isso mesmo, os integrantes do episcopado canadense convidam toda a população do país a se juntar para fazer com que o governo federal imite esforços de muitos governo estaduais e desenvolva um estratégia nacional anti-pobreza.

Por fim, os prelados afirmam que a luta contra a pobreza é um dever de todos os católicos, assim como ensina o Evangelho, e recorda a encíclica do Santo Padre, “Caritas in veritate”, na qual ele exorta os membros da Igreja a darem a sua contribuição nesse processo.

Com informações da Conferência Episcopal Canadense

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas