Costa Rica sediará 2º Congresso Latinoamericano de Vocações em 2011
Cartago (Quarta-feira, 20-10-2010, Gaudium Press) Sob o lema “Chamados a lançar as redes para alcançar a vida plena em Cristo”, acontecerá em Cartago, Costa Rica, de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011, o 2º Congresso Latinoamericano de Vocações. Promovido, entre outros, pelo Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), o encontro se levará a cabo com o objetivo de fortalecer a cultura vocacional, para que os batizados assumam seu chamado de ser discípulos e missionários de Cristo nas circunstâncias atuais da América Latina e Caribe.
Segundo informa o Celam, o Congresso é uma resposta aos desafios estabelecidos no Documento Conclusivo da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano, celebrada na cidade de Aparecida, São Paulo, no ano de 2007, que fala sobre a formação dos discípulos e missionários de Cristo, de onde ocupa um lugar privilegiado a pastoral vocacional, que acompanha cuidadosamente a todos os que o Senhor chama a servir-lhe à Igreja no sacerdócio, na vida sacerdotal e no estado laical.
Congresso é uma resposta aos desafios estabelecidos pelo Documento de Aparecida |
Conforme o documento, a pastoral vocacional é responsabilidade de todo o povo de Deus e “começa na família, continua na comunidade cristã, devendo dirigir-se às crianças e especialmente aos jovens, para ajudá-los a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tenha para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento”.
Da mesma forma, o encontro é resultado da reunião, que em novembro de 2008, tiveram os bispos responsáveis da Animação Vocacional na América Latina – no qual participaram como convidados integrantes da Obra Pontifícia para as Vocações Sacerdotais e da Congregação para a Educação Católica, do Vaticano. Ali, em unidade com Aparecida, os prelados sedimentaram as bases para promover e coordenar diferentes iniciativas vocacionais, como é a realização deste Congresso.
Este encontro, além de pretender fortalecer a cultura vocacional, pretende destacar os elementos que na realidade latinoamericana incidem na dinâmica vocacional, determinar passos concretos para a dimensão evangelizadora e da animação vocacional para a Missão Continental e elaborar processos de itinerários vocacionais que respondem às circunstâncias atuais de América Latina.
Texto Original de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário