Arroio Trinta (SC) inaugura monumento a Nossa Senhora Aparecida de 14 metros de altura
Arroio Trinta (Quarta-Feira, 20-10-2010, Gaudium Press) A beleza da criação ajuda o ser humano a louvar o Criador fonte de toda a beleza. Foi essa experiência que o povo do município de Arroio Trinta, pertencente à diocese de Caçador, no estado de Santa Catarina, viveu ao inaugurar uma grande e bela imagem de Nossa Senhora Aparecida, numa de suas colinas mais altas, com 1320 metros de altura. A imagem foi colocada ao lado de um mirante, que já existe há anos nessa colina, de onde se pode ver grande parte da região.
A partir das 9h da manhã o povo do município subiu a colina por uma trilha a pé, e também de carro, por uma estrada aberta pela prefeitura local. Com a chegada da romaria, o bispo procedeu ao rito da benção da imagem, e em seguida houve uma grande queima de fogos e o canto do Hino a Nossa Senhora por um coral. De acordo com o chanceler do bispado, diácono Everaldo Antônio, que também participou do evento, aos pés da referida colina existe uma Capela, na chamada Linha Aparecida, onde anualmente se celebra uma pequena romaria no dia da Padroeira do Brasil.
Um dos momentos marcantes do ato de inauguração, segundo o chanceler, foi o discurso de Dom Luiz, no qual foi enfatizado, entre outras coisas, que “como Maria, precisamos agir com humildade para que Deus nos eleve as alturas da glória, como esta imagem na colina. Deste ponto, alto, Maria nos olha e protege com amor filial por toda esta região. Que todos os que aqui vieram possam sentir esta paz e esta benção, bem como a responsabilidade em preservar a natureza, obra do criador, maravilha de seu amor.” O pároco da capela, padre Elizeu, também salientou a importância deste monumento para a fé católica.
Conforme o diácono Everaldo, a comunidade de Arroio Trinta, de maioria católica, está radiante com a iniciativa, pois para os imigrantes que sempre foram habituados a cultivar a fé por meio de capelas, cruzeiros e oratórios na beira das estradas, no alto dos morros, este monumento à virgem é fundamental para ressaltar a alma católica do município e expressar a fé do povo. “A participação fervorosa e alegre de um grande número de fiéis, vindos de várias localidades da região, nos fez perceber o quanto a devoção a Maria continua forte e atual”, ressalta o diácono. Após a inauguração foi realizada uma Missa Solene, que contou com a presença de mais de mil pessoas.
A imagem pode ser vista com clareza de muito longe, nas suas cores e detalhes, pois é uma policromada e contando com seu pedestal, chega a 17 metros de altura. Vale destacar a bela coroa localizada em cima da cabeça da santa.
Deixe seu comentário