Gaudium news > Chile inicia processo de beatificação do “Médico dos Pobres”

Chile inicia processo de beatificação do “Médico dos Pobres”

Santiago (Segunda-feira, 18-10-2010, Gaudium Press) Os chilenos receberam no último final de semana uma outra boa notícia. Depois de protagonizar um dos mais importantes exemplos de fidelidade, amor, e devoção com os 33 mineiros soterrados na Mina São José, no deserto do Atacama, o país poderá ter em breve, seu primeiro beato. Trata-se do médico Antonio Rendic, cujo processo de beatificação foi aberto pelo arquidiocese de Antofagasta através de seu arcebispo, Dom Pablo Lizama.

Rendic ficou conhecido como “o médico dos pobres” por seu trabalho generoso e dedicado aos mais necessitados. Em nota, a arquidiocese de Antofagasta afirma que “as qualidades éticas e morais, mais a sua vocação como médico e dedicação aos menos favorecidos são as que, 17 anos depois de sua morte, o colocam no caminho da beatificação”.

Além de se dedicar completamente a exercer a medicina aos mais pobres, Antonio Rendic também encontrava tempo para escrever, chegando a publicar 40 livros com o pseudônimo de Ivo Serge. Com seus textos, ganhou prêmios nacionais e internacionais.

Em outubro de 1963, por mérito ao trabalho cristão que desenvolveu, recebeu o reconhecimento da Santa Sé que, através do Papa Paulo VI, foi condecorado com o título de Comendador da Ordem de São Silvestre.

Uma de suas devoções era o rosário. Levantava diariamente às 6h para rezar com sua esposa e somente depois iniciava seus trabalhos médicos, chegando a atender, diariamente, cerca de 250 pessoas.

Rendic nasceu em 2 de dezembro de 1896 na Croácia. Com apenas três anos de idade, veio para o Chile com a família e nunca mais retornou à terra natal. Formou-se em medicina em 1921 na Universidade do Chile e em 1941 conseguiu sua cidadania.

Segundo os postuladores de sua causa, as qualidades morais e éticas o tornam praticamente diferente dos demais candidatos a santidade. Durante sua vida, teve um impacto positivo sobre muitas pessoas que o procuraram para aconselhamento.

O “médico dos pobres” faleceu em 13 de fevereiro de 1993 aos 96 anos de causas naturais.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas