Papa redige mensagem especial para o Dia Mundial da Alimentação
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 15-10-2010, Gaudium Press) Amanhã todo o mundo celebra o Dia Mundial da Alimentação. Pela ocasião, o Papa Bento XVI escreveu hoje uma mensagem ao diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, (entidade que criou o data), Jacques Diouf , com o título: Unidos contra a fome.
Na mensagem o Santo Padre afirma que é preciso dar ao setor da agricultura sua apropriada importância e priorizar um dos mais urgentes objetivos da família humana: a libertação da fome. Para alcançar esta liberdade, segue o Papa, “é necessário assegurar não somente que o alimento suficiente esteja disponível, mas também que todos tenham acesso diário a ele”.
Conforme Bento XVI, uma das maneiras que podem colocar fim às divisões de conflitos, tornando os bens da terra acessíveis a todos, é a caridade. “O desenvolvimento autêntico não está simplesmente em função do que os outros tem, mas deve abranger valores mais elevados de fraternidade, solidariedade e bem comum”.
O Sumo Pontífice faz ainda um alerta aos países desenvolvidos, afirmando que é da responsabilidade deles providenciar auxilio às crescentes necessidades do mundo e que não podem permanecer fechados em si porque esta atitude não ajudaria a resolver a crise.
O Papa finaliza sua mensagem sinalizando que a eliminação da fome e desnutrição exige que os obstáculos de interesse próprio sejam superados, para que, dessa maneira, possam dar lugar a uma “generosa gratuidade que é manifestada na cooperação internacional como expressão de uma autêntica fraternidade”.
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 150 países como uma importante data para a conscientização da opinião pública sobre questões relacionadas à alimentação e à nutrição.
Deixe seu comentário