Gaudium news > Basílica de Guadalupe cede obra para exposição em Madri

Basílica de Guadalupe cede obra para exposição em Madri

Cidade do México (Sexta-feira, 15-10-2010, Gaudium Press) O Museu da Brasílica de Guadalupe, localizado na Cidade do México, emprestará à Madri, Espanha, a obra “Dulcíssimo Nome de Maria”, do mestre mexicano Cristóbal de Villalpando. A obra fará parte da exposição “Pinturas dos reinos. Identidades compartilhadas no mundo hispânico”, que acontecerá simultaneamente no Palácio Real e no Museu do Prado, da cidade espanhola, entre os dias 25 de outubro a 30 de janeiro de 2011.

obra Dulcíssimo Nome de Maria.jpeg
Obra de Cristóbal de Vilalpando habitualmente é protegida pelo museu guadalupano

A obra, que habitualmente é protegida pelo museu guadalupano e sairá do México para a exposição na capital espanhola, mostra uma cena deslumbrante na qual da Virgem – que se encontra rodeada por coros seráficos e angélicos – emanada um luminoso raio de luz que ilumina a penumbra e é admirado por todos.

A exposição, além da pintura de Villalpando – e de outras obras dele – também mostrará quadros de pintores de outros países que também estiveram sob a influência da coroa espanhola, como Bernando Bitti, Luis de Morales, Juan Simón Gutiérrez, José Juárez, Juan Carreño de Miranda, Sebastián López de Arteaga, e outros.

A mostra terá, particularmente, representações artísticas que foram desenvolvidas durante os séculos XVI e XVII, influenciadas pelas relações destes países com a Europa, principalmente com a Espanha.

Entre as obras da exposição estarão pinturas realizadas na Espanha, mas que tinham como objetivo principal atender o mercado americano; pinturas de artistas europeus que trabalharam em Nova Espanha, no Peru; quadros de pintores nascidos na Ibero-América e peças realizadas na Europa.

A exibição será composta por aproximadamente 120 obras. Grande parte das pinturas ficará no Palácio Real da Espanha, que será a sede principal da exposição; 35 quadros serão cedidos ao Museu do Prado, que sediará uma mostra complementar

Organizada com o apoio de museus públicos e privados, igrejas e instituições educativas, assim como coleções particulares do México, Peru, Argentina, Bolívia e Espanha, a mostra funciona também como uma homenagem ao Bicentenário de Independência que está sendo comemorado por várias nações ibero- americanas.

 Texto Original: Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas