Data da cerimônia de beatificação de irmã Bárbara Maix se aproxima
Porto Alegre (Quinta-Feira, 14/10/2010, Gaudium Press) No mês que vem, a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, terá sua primeira beata. A freira Bárbara Maix, que fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, não nasceu na capital gaúcha, mas foi nela que realizou boa parte de sua obra. A cerimônia de beatificação será realizada no dia 6 de novembro, no Gigantinho, e será aberta à comunidade. Este será o último passo antes dela se tornar santa.
Processo de beatificação de irmã Bárbara teve início em 1993 |
A religiosa morreu em 1873, aos 55 anos, vítima de problemas respiratórios, e o seu processo de beatificação teve início em 1993. O milagre atribuído a ela e escolhido pelo Vaticano para confirmar a sua beatificação aconteceu na cidade de Caxias do Sul. Há 66 anos, o agricultor Onorino Ecker poderia ter morrido em consequência das graves queimaduras que sofreu. Onorino, na época com quatro anos de idade, se aquecia em frente ao fogo com os irmãos quando uma panela de água fervente caiu sobre ele, ficando com o corpo virado em chagas. Os médicos que o atenderam disseram que só um milagre o salvaria.
Foi a partir desse momento, que uma das irmãs do Imaculado Coração de Maria deu início a uma novena invocando a intervenção e intercessão de Madre Bárbara Maix. Aos poucos o menino foi se recuperando até que ficou completamente curado. E assim, Onorino se tornou personagem de um caso que desafia os céticos e a medicina. As graves queimaduras teriam sido curadas por uma graça da madre. Dos ferimentos causados naquela ocasião o agricultor guarda apenas uma cicatriz quase imperceptível na palma da mão direita.
Restrita à memória do agricultor e de moradores da localidade, a história do milagre permaneceu esquecida até o início dos anos 90, quando uma irmã encontrou um relato do caso nos arquivos da congregação em Caxias do Sul. A intenção era abrir o processo de beatificação da irmã Bárbara e, para isso, a igreja necessitava de um acontecimento, cujas causas não conseguiam ser explicadps pela ciência, ou seja, um milagre. Segundo Onorino, o que aconteceu com ele foi realmente um milagre, pois sua pele ficou completamente perfeita. No dia da beatificação da madre, o agricultor ocupará um lugar de honra para participar de toda a celebração.
Biografia
Nascida em Viena, na Áustria, Bárbara foi expulsa de seu país por conta da perseguição política e veio para o Brasil em 1848. Depois de passar por Pelotas, veio para Porto Alegre, onde acolheu crianças da Roda dos Expostos da Santa Casa (onde eram deixados filhos recém nascidos rejeitados), comandou asilos, orfanatos, pensionatos e escolas da congregação. Foram 14 anos de trabalho na capital gaúcha.
Os restos mortais de Bárbara estão em Porto Alegre, que é a sede geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Bárbara Maix será beatificada pela vivência heroica, evangelizadora e pelo testemunho generoso de uma vida doada a serviço dos pobres em fidelidade ao Reino de Deus.
Fernanda Baldini
Deixe seu comentário