Diocese de Guarapuava (PR) realiza Mutirão de Comunicação das Santas Missões Populares
Mutirão contou com a presença de 83 comunicadores vindos das mais diversas localidades da diocese |
Guarapuava (Quinta-Feira, 14-10-2010, Gaudium Press) A diocese de Guarapuava, no estado do Paraná (PR), reuniu nos dias 08, 09 e 10 de outubro, na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, 83 comunicadores vindos das mais diversas localidades da diocese para o primeiro Mutirão de Comunicação das Santas Missões Populares (SMP). Nos três dias de atividades os participantes tiveram contato com diversos tópicos que envolvem a comunicação nas paróquias e comunidades da região.
De acordo com um dos coordenadores da Pastoral da Comunicação da diocese de Guarapuava, Joelson Osmar, o evento teve como objetivo proporcionar um espaço de intercâmbio e discussão do tema “comunicação” como elemento de partilha e ferramenta para divulgação dos trabalhos realizados nas SMP. O encontro ainda teve como meta fazer uma avaliação dos trabalhos das SMP na diocese.
A abertura do Mutirão foi marcada pela acolhida e saudação do bispo diocesano, Dom Antônio Wagner da Silva, que afirmou que o evento já era um sucesso, referindo-se ao número de comunicadores que vieram ao encontro. Logo em seguida, houve a exposição de uma palestra, ministrada pelo professor doutor em história e sociedade, Carlos César Andrade, a respeito do tema “A importância da Comunicação”.
Já no sábado, 09, nos períodos da manhã e tarde, foram realizadas oficinas, com o intuito de repassar dicas para os participantes do mutirão. Os assuntos foram abordados de uma forma bastante resumida, devido ao curto espaço de tempo. Entre as temáticas apresentadas, destacaram-se: “Fotografia e texto”, “Como organizar eventos”, “Dicas para elaboração de materiais de divulgação, cerimonial e comunicação interna”.
Dom Antônio Wagner saudou os participantes na abertura do evento |
No sábado à noite e na manhã de domingo, 10, o Padre Pedro Odair Machado, da diocese de Apucarana (PR), trabalhou o tema “Pastoral da Comunicação à luz do Documento de Aparecida”. O sacerdote discorreu sobre diversos aspectos da comunicação, sua importância e formas de trabalho da Pascom.
Segundo o sacerdote, a comunicação é tudo, e, portanto, uma pastoral como essa nas paróquias poderá fazer com que a comunicação melhore em diversos níveis e áreas de atuação. Ele ainda completou dizendo que a Pascom poderá ajudar no sentido de levar a imagem da Igreja para o público externo. O padre também apontou para a necessidade da formação e da profissionalização. “Só a boa vontade não basta”, disse.
Deixe seu comentário