Arquidioceses e dioceses do Brasil celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida
Aparecida (Terça-feira, 12-10-2010, Gaudium Press) Hoje é Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira oficial do Brasil. Em razão desta data, foi feriado no país e diversas comemorações aconteceram pelos quatro cantos do território nacional. Por sinal, as arquidioceses e dioceses brasileiras estão celebrando a ocasião desde a semana passada com festas, novenas e missas e hoje também prepararam cerimônias especiais em homenagem à Virgem.
Na arquidiocese de Salvador, por exemplo, está programada uma procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, saindo da Igreja matriz, e a celebração de uma missa em homenagem à Padroeira presidida pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Josafá Menezes. Oração de Ofício, pela manhã, quermesse e queima de fogos de artifício também farão parte das comemorações de hoje, na capital baiana.
O destaque da programação mineira fica por conta da solene celebração eucarística, que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em concelebração com outro padres da região, na Praça da Cemig, em Contagem. Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais também homenagearão à Virgem. Celebrações eucarísticas, e procissões, carretas e queimas de fogos serão realizadas em diversos municípios do estado.
A Capital Federal também homenageia à Virgem de Aparecida neste 12 de outubro. Após novenário em preparação ao dia da Padroeira do Brasil, realizado entre 02 e 11, a arquidiocese brasiliense prepara uma dupla programação na Esplanada dos Ministérios, em frente a Catedral Metropolitana. Na parte da manhã, Missa das Crianças e Coroação de Nossa Senhora. No período vespertino, homenagem dos jovens à Mãe de Deus e Santa Missa presidida pelo arcebispo local, Dom João Braz de Aviz. Encerrada à cerimônia religiosa, haverá uma Solene Procissão.
Na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, mais festejos em honra à Virgem. Com promoção da igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, uma multidão de fiéis se reunirá hoje, em frente à igreja Nossa Senhora Perpétuo Socorro, para participar da 27ª Festa da Padroeira. Na programação social, destaque para a carreata e homenagem a Nossa Senhora Aparecida e na programação religiosa, destaque para a Celebração Eucarística Solene, presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro da Silva.
Na região Sul, a arquidiocese de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, aproveitará o dia dedicado à Virgem para instalar a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Sapucaia do Sul, região de sua abrangência. O arcebispo local, Dom Dadeus Grings presidirá um missa pela ocasião. No Paraná, mais de 20 mil pessoas são esperadas para a festa de Nossa Senhora Aparecida, em Maringá. E na arquidiocese de Curitiba, o arcebispo Dom Moacyr José Vitti, presidirá uma missa solene em homenagem à Mãe de Deus, na Catedral Basílica da cidade. Santa Catarina também prestará suas honras a padroeira do Brasil, com celebrações eucarísticas sendo realizadas em diversas paróquias da cidade de Blumenau.
No Estado de São Paulo, em Campinas, todas as paróquias da arquidiocese celebrarão uma missa em honra a Nossa Senhora Aparecida, diferentemente dos outros anos em que a comemoração se concentrou em um celebração única. Conforme a arquidiocese campineira, isto não acontecerá em 2010 devido a cerimônia de ordenação episcopal do monsenhor Pedro Calos Cipolini que será realizada no Dia da Padroeira, ás 16h, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição.
Na capital paulista, além de missas que serão celebradas em três horários (9h, 11h e 18h). na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, na Sé, a arquidiocese local preparou uma grande concentração em louvor à Nossa Senhora Aparecida no Vale do Anhangabaú, às 9h.
Cristo Redentor e Aparecida
A cidade maravilhosa não poderia ficar de fora das homenagens festivas à Virgem Aparecida, mas sua celebração adquire uma caráter especial já que comemora também os 79 anos de existência do Santuário do Cristo Redentor. Segundo o reitor do Santuário, Padre Osmar Raposo, há uma bonita relação de coincidência desta data, e também uma oportunidade para motivar as pessoas a viverem o feriado religioso a partir de sua verdadeira finalidade e para aproximar as pessoas de Deus.
A data no Rio de Janeiro será comemorada com uma vasta programação. Destaque para a Vigília, na capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do Cristo Redentor; para a procissão motociclista com 1220 motos, saindo do Forte de Copacabana em direção à Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Cachambi; e para missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Festa no Santuário Nacional
Como já é tradição, na semana que antecede o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Santuário Nacional realiza celebrações em preparação à Festa da Padroeira. Este ano não foi diferente, e de 03 a 11 de outubro os organizadores da festa realizada no Santuário prepararam novenas diárias aos devotos, com canções e coreografias especialmente compostas para a ocasião, contando parte da trajetória histórica da imagem da Virgem Aparecida. Missas, homenagem a Nossa Senhora, momentos marianos e acolhida as romarias, também fizeram parte da preparação.
Hoje, acontece a Festa propriamente dita e também o encerramento das celebrações em honra à Virgem. Conforme programação cedida pela Sala de Imprensa do Santuário, as atividades se iniciam logo às 5h com Alvorada Festiva, seguidas de Missa das Crianças e Missa Solene. Às 12h, os devotos participam da cerimônia de Homenagem a Nossa senhora e se preparam para a Hora Mariana. Os últimos eventos do dia são a Consagração Solene e uma Procissão. Tudo acaba com um show pirotécnico.
História da devoção à Virgem de Aparecida
A história da devoção à Nossa Senhora Aparecida remonta ao século XVIII, mais especificamente, ao ano de 1717, quando três pescadores, em busca do difícil ganha pão no rio Paraíba, prenderam em suas redes, por acaso, uma pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição. Posteriormente, a imagem que ficou guardada na casa de um dos pescadores foi nomeada de Aparecida pelo povo que ia constantemente até o local rezar.
Anos se passaram e a devoção pela Virgem aumentou. Em 1734 foi construída uma capela para a abrigar a imagem da Mãe de Deus. Mais de um século depois, em 1888, essa capela virou uma igreja (atual Basílica Velha), mesmo ano em que a Princesa Isabel, em pagamento a uma promessa, ofertou à Nossa Senhora Aparecida a coroa de outo cravejada de diamantes e rubis e o manto azul marinho, ornamentos que usa até hoje.
O número de fiéis cresceu e, no final de 1928, a vila que se formou ao redor da igreja que abrigava Nossa Senhora tornou-se município e recebeu o nome de Aparecida. Anos antes, em 1908, a imagem já havia sido solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil, pelo Papa Pio X, título que foi confirmado mais tarde, em 1930, pelo Papa Pio XI, que proclamou a Virgem como a Padroeira do Brasil.
Deixe seu comentário