Gaudium news > "O Rosário é uma oração que aproxima ao conhecimento do Cristo e à leitura da Sagrada Escritura", declara Bento XVI

"O Rosário é uma oração que aproxima ao conhecimento do Cristo e à leitura da Sagrada Escritura", declara Bento XVI

Cidade do Vaticano (Domingo, 10-10-2010, Gaudium Press) Neste domingo, 10, na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Bento XVI dedicou o seu tradicional discurso que antecede a recitação da oração mariana do “Angelus” à Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que teve inicio ontem, e ao rosário, ao qual a Igreja dedica o mês de outubro.

Tratando da Assembleia especial, Santo Padre afirmou que a Igreja católica no Oriente Médio, que exprime em toda a sua riqueza de suas antigas tradições, marcada por profundas divisões e lacerada por conflitos há anos, é chamada a ser um sinal e instrumento de unidade e de reconciliação. Contufo, segundo o pontífice, tendo que suportar condições de vida difícil, seja na esfera social, familiar, ou política, isso torna-se um trabalho árduo. “Mas os cristãos não devem ser desenconrajados em seu testemunho de conversão e de fé”, afirmou.

No que se refere ao mês do rosário, comemorado pela Igreja em outubro, Papa Bento XVI explicou que tal data, para os fiéis, é uma entonação espiritual ligada à recorrência da liturgia da Beata Virgem Maria do Rosário. O Papa observou ainda que a reza do rosário é uma “oração do coração, em cuja repetição da ‘Ave Maria’ se orienta o pensamento e o afeto a Cristo”, sendo também “uma oração que ajuda a meditar a Palavra de Deus e a assimiliar a Comunhão Eucarística, sobre o modelo de Maria”.

Ao final da recitação, como de costume, o Santo Padre falou aos fiéis presentes em várias línguas. Em português, dirigu-se especialmente aos peregrinos vindos do Brasil: “A minha saudação estende-se a todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular aos fiéis cristãos da cidade de Jundiaí, no Brasil, invocando abundantes graças divinas sobre os seus passos para construírem a vida sobre aquela rocha firme que é Cristo vivo na sua Igreja. Deus a todos guarde e abençoe!”

Em espanhol, o Santo Padre fez um convite a todos os fiéis para eles se identificarem cada vez mais com Jesus Cristo, viverem de Seu amor, serem fiéis a Ele em todo momento, agradecerem-Lhe pelos dons dados e a descobrirem Sua presença salvadora em meio as provas da vida. “Que neste mês de outubro, a invocação constante do doce Nome da Virgem Maria, mediante a reza do santo Rosário, seja para todos fonte de consolo e esperança”, disse.

Por fim, em polonês, o Papa se referiu à Jornada Papal, que é celebrada na terra natal de João Paulo II há uma década. Este ano o lema é : “Peço que todos os que crêem, na potência do Espírito Santo, com audácia procedam na via evangélica da verdade e do amor indicado por João Paulo II”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas