Rio Grande do Sul recebe Simpósio Internacional sobre experiência missioneira jesuítica
São Leopoldo (Sexta-Feira, 08-10-2010, Gaudium Press) O Instituto Humanitas Unisinos (IHU) de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, promoverá entre os dias 25 e 28 de outubro, no campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o 12º Simpósio Internacional IHU. O evento, cujo tema é “A experiência missioneira: território, cultura e identidade”, tem como proposta refletir a respeito da experiência missioneira jesuítica, nos 400 anos de fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai.
De acordo com a assessoria de comunicação da Unisinos, o objetivo principal do simpósio será alcançado através: do debate da relação das missões do Paraguai com outras experiências missionárias, no qual serão vistos avanços, perspectivas e pesquisas recentes; da avaliação e discussão dos fundamentos ético-morais e filosófico-jurídicos das missões; da identificação de modelos e estratégias de ação no contato com as sociedades do Novo Mundo e do Oriente; e da análise da experiência reducional enquanto processo que colocou em comunicação povos e práticas culturais.
A abertura do simpósio acontecerá no dia 25, às 18h, com a celebração da Missa Terra sem Males, presidida por Dom Pedro Casaldáliga, bispo brasileiro de origem catalã. Durantes os quatro dias de atividades, serão realizadas conferências e mesas redondas, enfocando os seguintes temas: narrativas sobre o espaço missioneiro; arte, urbanismo e patrimônio; religião e poder nas missões; entre outros.
Ainda dentro da programação do evento, no turno da tarde, acontecerão alguns minicursos, com variados assuntos em destaque, como “Políticas públicas de preservação do patrimônio cultural das Missões Jesuítas”; “As missões no contexto missioneiro”; “As missões entre o mito e a história”; “Música nas missões”. No encerramento do simpósio, haverá ainda o lançamento nacional do “Atlas Territorial e Urbano das Missões Jesuíticas do Guarani”.
O simpósio tem como público alvo professores, pesquisadores, estudantes universitários e comunidade em geral. A comunidade científica, em especial, os pesquisadores ligados às áreas de conhecimento de História, Arquitetura, Arqueologia, Antropologia, Filosofia, Direito, Teologia, e outras afins, estão convidados a participarem do evento, mediante inscrição de seus trabalhos. Através do site www.ihu.unisinos.br.
Deixe seu comentário