Gaudium news > Município Catarinense de São Bento do Sul promove a Festa Missionária da Paz

Município Catarinense de São Bento do Sul promove a Festa Missionária da Paz

São Bento do Sul (Sexta-Feira, 08-10-2010, Gaudium Press) O município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, através da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, viverá de 25 a 31 de outubro a Semana da Paz, que culminará com a festa missionária da paz, criada como opção cristã a festa de Halloween. Desenvolvida em 2001, a atividade é promovida por membros da Infância Missionária, com apoio de padres e demais pastorais da Igreja, além de diretores e professores que trabalham o tema nas escolas da região.

De acordo com a coordenadora das Missões Dehonianas Populares e responsável pelo evento, Verônica Campestrini, a iniciativa surgiu através da preocupação dos pais cristãos ao perceber a influência negativa da “festa das bruxas” sobre seus filhos. Ela afirma que o objetivo da atividade é despertar as pessoas para que promovam a paz nos ambientes onde vivem e ser uma opção cristã para uma festa que incentiva o vandalismo e que não faz parte da cultura brasileira.

“Queremos despertar na sociedade atual, especialmente nos jovens, a importância de sermos promotores da paz nos ambientes em que vivemos. E de uma forma especial, nos dirigimos aos adolescentes ensinando que a nossa liberdade termina quando começa a do outro, destacando assim o respeito por todos os irmãos”, salienta.

Verônica lembra ainda que, de início, a intenção da festa era que as pessoas saíssem na noite do dia 31, em grupos, vestidos de branco, visitando as famílias e rezando com elas pela paz. No entanto, completa a coordenadora, a ideia original foi abandonada após alguns grupos começarem a visitar escolas e falar sobre a importância da promoção da paz todos os dias, e em todos os ambientes.

Desde então, a programação da festa é realizada da seguinte forma: de 25 a 29 de outubro, visita em algumas escolas da região para falar sobre a Paz que brota do coração de Jesus, distribuição de folders, doces e balas; no dia 31, presença em todas as celebrações eucarísticas das paróquias e comunidades da região, preces e orações especiais pela paz mundial.

Por fim, a coordenadora ressalta que a festa missionária da paz quer deixar ao mesmo tempo um convite e um questionamento a todos os participantes: o que podemos fazer para promover a paz, em nossas famílias, em nossos trabalhos e em nossas comunidades?

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas