Gaudium news > Congresso em Roma lembrará o 20º aniversário de promulgação do Código Canônico Oriental

Congresso em Roma lembrará o 20º aniversário de promulgação do Código Canônico Oriental

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-10-2010, Gaudium Press) Amanhã, véspera do início do Sínodo sobre o Oriente Médio, começa em Roma um Congresso de Estudos de dois dias para recordar o 20º aniversário da Promulgação do Código de Direito Canônico Oriental (CCEO), promovido pelo Pontifício Conselho para os Textos Legislativos em colaboração com a Congregação para as Igrejas Orientais, o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e o Pontifício Instituto Oriental.

Nesta manhã, o Congresso foi apresentado na Sala de Imprensa do vaticano pelo presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Dom Francesco Coccopalmerio; e por Dom Cyril Vasil, secretário da Congregação para as Igrejas Orientais, entre outros.

O Congresso está dividido em três grandes sessões: a evolução histórica da codificação oriental, a atividade legislativa das Igrejas Orientais e os aspectos ecumênicos do direito oriental. A segunda sessão será concluída com uma mesa redonda sobre desafios atuais das Igrejas, as problemáticas e as dificuldades que elas enfrentam no trabalho de redação do próprio direito particular. Entre os inscritos para o Congresso – de estudiosos do tema a estudantes – há mais de 400.

Ao final do primeiro dia será entregue ao prof. Carl Gerold Fuerst o doutorado “honoris causa” pelo sua grande contribuição para a codificação e o ensino do “Codex Canonum Ecclesiarum Orientalium”. O congresso se concluirá com uma audiência com o Papa, no sábado, na Sala Clementina.

O CCEO abrange as cinco grandes tradições orientais católicas, que são alexadrina, de antioquia, armênia, caldeia e constantinopolitana, e é uma norma comum para as 23 Igrejas “sui iuris” da Igreja Católica.

Em Roma se encontra a única universidade no mundo com um faculdade de direito canônico oriental capaz de conferir os três graus acadêmicos de licenciatura, doutorado e diploma, criada em 7 de julho de 1971.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas