A novo embaixador chileno, Papa manifesta solidariedade pelos 33 mineiros soterrados
Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 07-10-2010, Gaudium Press) Na apresentação das Cartas Credenciais do novo embaixador do Chile junto a Santa Sé, Fernando Zegers Santa Cruz, nesta quinta-feira, o Papa não deixou de mencionar a contribuição da Igreja Católica no país.
“Muito numerosos são os frutos que o Evangelho produziu nesta terra bendita. Frutos abundantes de santidade, de caridade, de promoção humana, de busca constante pela paz e da convivência”.
A nomeação do embaixador ocorre no bicentenário de independência do Chile, e no 25º aniversário do Tratado de Paz e de Amizade com a Argentina. No início do seu discurso, o Papa Bento XVI assegurou ao povo chileno sua proximidade espirutual e solidariedade com os atingidos pelo terremoto e pelos 33 mineiros soterrados em um mina no Atacama. “Fiz chegar meu consolo e esperança às vítimas, a seus familiares e aos numerosos prejudicados, os quais tenho muito próximos em minha oração”.
Sobre o Tratado mediado por João Paulo II que encerrou um contencionso entre Chile e Argentina, disse: “Este Acordo ficará para as gerações futuras como um exemplo luminoso do bem imenso que a paz traz consigo, bem como da importância de conservar e fomentar aqueles valores morais e religioso que constituem o tecido mais íntimo da alma de um povo”.
Segundo o Papa, a Igreja Católica no Chile, empenhada na promoção da paz e na promoção da identidade nacional e da cultura chilena, quer continuar a sua missão de promoção da dignidade humana baeando-se sempre em princípios antropológicos e éticos.
“Quando a Igreja eleva a sua voz frente aos grandes desafios e problemas atuais como guerras, fome, pobreza extrema de muitos, a defesa da vida humana desde a concepção à morte natural ou a promoção da família fundada no matrimónio entre um homem e uma mulher, não atua por um interesse particular ou por princípios que só podem perceber os que professam uma fé religiosa em particular. Respeitaando as regras da convivência democrática, o faz pelo bem de toda a sociedade e em nome de valores que todos possam compartilhar com a sua correta razão. “
Biografia
O novo embaixador do Chile, Fernando Zegers Santa Cruz, é formado em Direito com título de advogado, mas depois dos estudos exerceu o jornalismo, tornando-se nos anos 1960-1063 vice-diretor e diretor do ” El Diario Ilustrado”. Foi também docente e confundador da Escola de Jornalismo na Universidade Católica do país e desde 1996 era redator do jornal “El Mercurio”.
Deixe seu comentário