Cardeal Bertone preside missa em Congresso da Imprensa Católica de Roma
Roma (Quarta-feira, 06-10-2010, Gaudium Press) O Congresso da Imprensa Católica, que acontece em Roma, Itália, desde a última segunda-feira, 04, teve hoje a presença de um convidado ilustre: o secretário de Estado vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, que presidiu, logo de manhã, uma missa na Basílica de São Pedro para os 220 representantes da imprensa católica que participam do evento.
| Cardeal pediu aos presentes que procurassem em suas atividades abrir a porta do coração a Deus |
No início de sua homilia, o cardeal referiu-se ao Papa, e comentou que o pontífice estava rezando pelos participantes do congresso com quem se encontrará em audiência amanhã, no desfecho do evento. Ainda sobre o Santo Padre, o secretário de Estado vaticano lembrou que Bento XVI exorta os profissionais dos meios de comunicação católicos a serem sempre construtores da verdade e do bem.
Seguindo a linha de pensamento papal, cardeal Bertone destacou que a riqueza e a força dos profissionais de imprensa católicos se encontram no Evangelho comunicado por eles. Dito isso, o secretário de Estado vaticano pediu aos presentes que procurassem em suas atividades e em seus projetos “abrir as portas de seus corações a Deus, dirigindo-se a Ele com confiança, como nos ensinou Jesus”.
O cardeal salientou que a vocação da Igreja é evangelizar e que esta é a missão de todo o batizado. Segundo Bertone, é em tal contexto que ele vê o trabalho dos profissionais de imprensa católica, que, “através da inculturação do Evangelho dentro da linguagem jornalística, torna os meios de comunicação capazes de transmitir e deixar transparecer a mensagem do Evangelho”.
Concluindo sua argumentação, o secretário de Estado enfatizou que os meios de comunicação não são neutros e sim geradores de uma nova cultura, portanto responsáveis pelos processos comunicativos. Com informações da Rádio Vaticana e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).





Deixe seu comentário