Mineiros chilenos podem ser resgatados neste final de semana
Resgate de mineiros está próximo. Faltam pouco mais de 150 metros de escavação |
Copiapó (Quarta-feira, 06-10-2010, Gaudium Press) Os 33 mineiros chilenos presos a 700 metros debaixo da terra na Mina de San José há mais dois meses podem sair neste final de semana, declarou o chefe de operações de resgate, Pedro Buttazzoni, à emissora de notícias inglesa BBC. Faltam pouco mais de 150 metros para alcançar os mineradores e, se não houver nenhum imprevisto, os soterrados podem mesmo começar a nova semana ao ar livre. Com informações da Rádio Vaticana.
Para que tudo ocorra bem, uma sofisticada estratégia de salvamento será montada. Os técnicos devem revestir o interior do poço de resgate com metal, a fim de facilitar a subida dos mineiros à superfície. Eles serão puxados um por um, através de uma cápsula de aço projetada pela marinha chilena especialmente para este propósito. Ao todo, o processo de salvamento de cada mineiro deve demorar cerca de uma hora.
Enquanto isso, na superfície, pessoas solidárias e os familiares dos mineiros soterrados pretendem, após o desfecho do caso, transformar o acampamento onde estão alocados – cujo nome é “La Esperanza” – em um Santuário. Assim poderão recordar o milagre dos trabalhadores que sobreviveram a um desastre que ninguém achou que fosse possível, vivendo em condições inimagináveis.
Conforme a Rádio Vaticano, a ideia ainda não foi discutida pelas autoridades, mas o local já está rodeado de imagens de santos e de orações.
Deixe seu comentário