Gaudium news > Mineiros chilenos podem ser resgatados neste final de semana

Mineiros chilenos podem ser resgatados neste final de semana

Mineiros soterrados.jpg
Resgate de mineiros está próximo. Faltam pouco mais de 150 metros de escavação

Copiapó (Quarta-feira, 06-10-2010, Gaudium Press) Os 33 mineiros chilenos presos a 700 metros debaixo da terra na Mina de San José há mais dois meses podem sair neste final de semana, declarou o chefe de operações de resgate, Pedro Buttazzoni, à emissora de notícias inglesa BBC. Faltam pouco mais de 150 metros para alcançar os mineradores e, se não houver nenhum imprevisto, os soterrados podem mesmo começar a nova semana ao ar livre. Com informações da Rádio Vaticana.

Para que tudo ocorra bem, uma sofisticada estratégia de salvamento será montada. Os técnicos devem revestir o interior do poço de resgate com metal, a fim de facilitar a subida dos mineiros à superfície. Eles serão puxados um por um, através de uma cápsula de aço projetada pela marinha chilena especialmente para este propósito. Ao todo, o processo de salvamento de cada mineiro deve demorar cerca de uma hora.

Enquanto isso, na superfície, pessoas solidárias e os familiares dos mineiros soterrados pretendem, após o desfecho do caso, transformar o acampamento onde estão alocados – cujo nome é “La Esperanza” – em um Santuário. Assim poderão recordar o milagre dos trabalhadores que sobreviveram a um desastre que ninguém achou que fosse possível, vivendo em condições inimagináveis.

Conforme a Rádio Vaticano, a ideia ainda não foi discutida pelas autoridades, mas o local já está rodeado de imagens de santos e de orações.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas