Técnicos vistoriam histórica Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo
Rio Pardo (Quarta-Feira, 06-10-2010, Gaudium Press) Com o intuito de preservar a memória gaúcha, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, foi tombada pelo patrimônio histórico do Estado, no mês de julho. Na ocasião, a sessão teve a participação do arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, do bispo emérito Dom Sinésio Bohn, que representou o novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus. No final da semana passada, a Igreja Matriz recebeu a visita dos técnicos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
Templo religioso data de 1779 e deve ser restaurado em breve |
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Pardo, essa inspeção significa o cumprimento de uma importante etapa para a captação de recursos destinados à restauração do templo, cujo prédio original foi inaugurado em 1779. A visita contou com a presença da arquiteta Viviane Souza Cardoso e o economista Job Rodrigues, do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo do Banco. São eles que irão elaborar um laudo técnico com as informações principais e não visuais da Igreja Nossa Senhora do Rosário – uma das mais antigas do Estado – que agoniza por restauração há várias décadas.
Segundo a arquiteta, este estudo é o início do processo de liberação de recursos para a execução da primeira etapa da obra. Com o relatório pronto, o material será enviado ao Comitê de Projetos Culturais, responsável por fazer a pré-seleção dos projetos que chegam ao BNDES. Em um segundo momento, ocorre a análise técnica da proposta, e este estudo é posteriormente encaminhado para a diretoria do banco, que decide se libera ou não a verba. A arquiteta ainda destacou que um dos critérios importantes e que pode dar prioridade ao templo é o estado de conservação.
Devido à precariedade da estrutura, a igreja está fechada desde outubro de 2008 sem receber fiéis e sem realizar celebrações eucarísticas. São inúmeros os problemas existentes, desde a instalação elétrica ao risco de desabamento do forro e telhado. O templo terá a sua restauração dividida em duas etapas: a primeira contemplará a reforma das paredes, assoalho, pisos, calhas e sistema pluvial e elétrico; a segunda parte da obra contemplará o restauro dos bens agregados, que incluem os altares, as pinturas murais do forro e das paredes.
O Prédio
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, projetada pelo engenheiro Coronel Francisco João Roscio, que integrou uma Comissão de demarcação de fronteiras, foi inaugurada em 1779. O templo, com arquitetura no estilo português, é o único do Estado a possuir sete altares. As estruturas são de madeira de origem barroca, e os forros possuem pintura policromada. Possui ainda sacadas onde a elite se colocava durante a missa para não se misturar com o povo. Também conserva a Imagem do Senhor Morto, escultura em tamanho natural, com membros articulados. O prédio foi construído com pedras irregulares e revestimento feito com areia, cal e óleo de baleia. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Rio Pardo, abriga o Mausoléu do Barão de Triunfo.
Fernanda Baldini
Deixe seu comentário