Congresso missionário no Novo México irá discutir episcopado americano em missão
São Paulo (Quarta-feira, 06-10-2010, Gaudium Press) “A Missão Divina: Um Retrato dos Católicos dos Estados Unidos em Missão” é o tema do Congresso Missionário 2010 da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), que será realizado em Albuquerque, no Novo México, entre os dias 28 e 31 de outubro.
Segundo o Padre Michael Montoya, diretor executivo da Associação de Missão Católica dos Estados Unidos (USCMA), o Congresso Missionário 2010 “irá reunir homens e mulheres dedicados de toda a nação e do munto todo para um ambiente pleno de fé a fim de discernir o movimento do espírito dentro da Igreja dos Estados Unidos em missão; descobrir as cores e nuances variadas dos católicos americanos em missão; revigorar a identidade da missão e a liderança na Igreja dos EUA e celebrar as faces e criatividade dos católicos americanos em missão”.
De acordo com a Conferência Episcopal dos Estados Unidos, o evento terá painéis de discussão, diálogo em grupo e workshops sobre tópicos que variam do trabalho missionário no país a perspectivas globais, missão em outras tradições, missionários internacionais servindo nos EUA e outros assuntos.
Pelo menos 16 bispos dos Estados Unidos devem participar do congresso |
Alguns dos conferencistas do Congresso deste ano são o Padre Gary Riebe-Estrella, SVD, professor associado de Teologia Prática e Ministério Hispânico na União Teológica Católica e presidente da Academia de Teólogos Católicos Hispânicos (ACHTUS); Irmã Janice McLaughlin, MM, presidente das Irmãs de Maryknoll; e o cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, presidente da Cáritas Internacional e ex-presidente do CELAM (Conselho das Conferências Episcopais da América Latina). O cardeal Rodríguez falará sobre a Missão Continental à luz do documento de Aparecida.
“O Sínodo dos Bispos sobre a Palavra na Vida e na Missão da Igreja destacou a necessidade da missão ad gentes; o Papa Bento XVI na sua visita de 2008 aos Estados Unidos destacou a necessidade de uma solidariedade mundial; os bispos da América Latina e no Caribe proclamaram em seu encontro realizado em Aparecida, a grande “missão continental”, que foi lançada durante o Congresso Americano Missionário, em Quito, Equador. Esta grande missão continental desafia todos nós a colocarmos a nossa Igreja em estado permanente de missão”, destacou Padre Montoya.
Pelo menos 16 bispos dos EUA devem participar do evento. O bispo Gerald Kicanas, de Tucson, vice-presidente da USCCB, irá abrir o Congresso de 2010 com uma liturgia. O Congresso Missionário é realizado a cada cinco anos e esta é a sua terceira edição.
Deixe seu comentário