Gaudium news > Diocese de Novo Hamburgo (RS) promove a 1ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora

Diocese de Novo Hamburgo (RS) promove a 1ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora

foto 1 pastoral das capelinhas.JPG
“Presença da capelinha é um momento forte para a família unir-se em oração”, diz Monsenhor Airton

Novo Hamburgo (Terça-Feira, 05-10-2010, Gaudium Press) A diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, está organizando a 1ª Romaria Diocesana das Capelinhas de Nossa Senhora até a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga. Com o tema: “Maria, discípula missionária do Senhor”, a caminhada será realizada no dia 24 de outubro, visando a aproximar os fiéis de Maria Santíssima. A organização da romaria estima reunir cerca de mil fiéis, vindos de todas as regiões e comunidades da cidade gaúcha.

De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, Monsenhor Airton Luiz Haack, a romaria quer ser um evento de valorização da piedade popular tão presente na vida espiritual do povo, e também um momento para evidenciar a importância da Pastoral das Capelinhas dentro do contexto da preparação das Santas Missões Populares. “A pastoral é um grande instrumento de evangelização, sobretudo neste tempo de envolvimento com as missões. Muitas famílias que recebem a capelinha, já estão realizando também a novena missionária”, diz.

foto da pastoral das capelinhas.jpg
“As capelinhas representam um sinal da visita que Deus faz a cada um de nós”, afirma o monsenhor

O coordenador ressalta ainda que a presença da capelinha é um momento forte para a família unir-se em oração. “É a oportunidade de fazer de cada família uma pequena Igreja doméstica, onde se pode descobrir a importância e o valor da visita, do encontro, da oração e do compromisso com a Igreja”, completa. Além disso, segundo o monsenhor, as capelinhas representam um sinal da visita que Deus faz a cada um de nós; um compromisso de vivermos a fé através da nossa disposição de evangelizarmos, saindo do comodismo e indo ao encontro dos irmãos.

Ainda sobre a romaria, monsenhor Airton comenta: “Ela tem uma importância fundamental para povo católico da região, pois busca resgatar uma simples e essencial forma de evangelização, promovendo a oração e o encontro das famílias. Significa também dar valor as zeladoras missionárias, sempre incansáveis na missão de irem de casa em casa e promoverem a piedade mariana”.

Programação

A programação da 1ª Romaria Diocesana das Capelinhas de Nossa Senhora começará a partir do momento em que as zeladoras, de carro ou ônibus, sairem em direção à Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, em oração, rezando e cantando. Chegando à Catedral será rezado o terço das rosas e em seguida proferida uma palestra com a temática do encontro. O encerramento da romaria se dará às 17h, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Zeno Hastenteufel.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas