Teresina conclui Seminário de Gestão Eclesial
Semiário teve a participação de 230 pessoas, entre as quais, padres, bispos e funcionários das paróquias/ Foto: CNBB |
Teresina (Quinta-feira, 30-09-2010, Gaudium Press) Chegou ao fim ontem em Teresina, Piauí, o Seminário de Gestão Eclesial do Regional Nordeste 4 (estado do Piauí) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi desenvolvido com o principal objetivo de capacitar os profissionais do trabalho administrativo, financeiro e jurídico das entidades ligadas à Igreja, bem como de paróquias, cúrias e dioceses, oferecendo informações para a realização das atividades de forma coerente com as exigências da legislação vigente no Brasil.
O encontro, que foi inaugurado no dia 27 de setembro, teve a participação de 230 pessoas das dioceses de Piauí, Maranhão e Minas Gerais, entre elas, bispos, padres, religiosas, seminaristas e funcionários das paróquias, que através de perguntas e casos práticos, foram esclarecidos a respeito de conceitos administrativos propostos na legislação brasileira referentes às atividades empregatícias, contábeis e jurídicas.
Presente ao evento, o arcebispo da capital piauiense, Teresina, Dom Sérgio da Rocha, falou à CNBB sobre a importância de um seminário como o que foi desenvolvido pelo Regional Nordeste 4. “O encontro foi um momento de muita esperança para a Igreja, nós temos que aprofundar essa dimensão da Gestão Eclesial, pois as exigências são grandes na sociedade”. O prelado disse ainda que para a missão evangelizadora ser eficaz é necessário trabalhar bem a parte administrativa.
Com o intuito de elucidar ainda mais as pessoas a respeito das questões administrativas, financeiras e jurídicas das entidades ligadas à Igrejas, a CNBB pretende, futuramente, a partir da experiência de cada regional que recebeu as palestras ministradas no evento, transformar o seminário em um manual de perguntas e respostas.
Com informações da CNBB e da arquidiocese de Teresina.
Deixe seu comentário