Gaudium news > Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos presidirá a cerimônia de beatificação de Madre Bárbara Maix

Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos presidirá a cerimônia de beatificação de Madre Bárbara Maix

angelo_amato.jpg
Dom Ângelo Amato foi designado pelo Papa para presidir a cerimônia de beatificação

Porto Alegre (Quinta-feira, 30-09-2010, Gaudium Press) Dom Ângelo Amato, prefeito da Congregação para o Clero, será quem presidirá a cerimônia de beatificação da religiosa Madre Bárbara Maix em Porto Alegre, no próximo dia 6 de novembro. O arcebispo foi designado representante do Papa para a ocasião.

A cerimônia faz parte, inclusive, das celebrações do centenário da arquidiocese de Porto Alegre, como já noticiado anteriormente por Gaudium Press.

Processo de beatificação
O início do processo de beatificação da Irmã Bárbara Maix começou em 1993, em Porto Alegre, com a sessão de abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade de Madre Bárbara. Quatro anos depois, o processo foi aberto na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, e em 2008, o Sumo Pontífice autorizou a publicação do decreto referente às virtudes heroicas da Serva de Deus, que a partir daquela data passou a ser considerada Venerável na Igreja.

Em abril de 2009, após uma bateria de análises teológicas e médicas, o Congresso dos Teólogos reconheceu como milagre, por unanimidade, a cura de Onorino Ecker obtida pela intercessão de Bárbara Maix. Em 1944, o menino de 4 anos ficou curado após sofrer queimaduras de terceiro grau em todo corpo. Em março deste ano, o Santo Padre autorizou a publicação do decreto do milagre. Com isso, a religiosa qualificou-se para um processo de beatificação na Igreja.

No dia 8 de junho, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano publicou calendário com as celebrações de beatificação no qual constava que a religiosa seria beatificada em Porto Alegre no dia 6 de novembro. O Papa Bento XVI acolheu a proposta encaminhada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e concedeu autorização para celebrar o rito de beatificação da religiosa naquele dia, na capital gaúcha.

Barbara Maix.jpg
Irmã Bárbara Maix nasceu na Áustria, mas exerceu boa parte de seu labor missionário no Brasil

Irmã Bárbara Maix
A Irmã Bárbara Maix nasceu na Áustria em 1818, mas exerceu boa parte de seu labor missionário e religioso no Brasil. Ela imigrou para o país em 1848 com 21 companheiras religiosas. Em 1849, na cidade do Rio de Janeiro, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, hoje presente no Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Itália e Moçambique.

Convidada a assumir um asilo em Pelotas, a irmã expandiu a Congregação, a primeira feminina no estado. Em seguida, a religiosa mudou-se para Porto Alegre, onde acolheu as crianças da Roda dos Expostos da Santa Casa – local em que as mães deixavam seus filhos recém-nascidos rejeitados.

Mais tarde, fundou o Instituto Providência, que funciona até hoje. Por 14 anos comandou asilos, orfanatos, pensionatos e escolas da Congregação. Voltou ao Rio, onde morreu, em 1873, aos 55 anos de idade.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas