Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos presidirá a cerimônia de beatificação de Madre Bárbara Maix
Dom Ângelo Amato foi designado pelo Papa para presidir a cerimônia de beatificação |
Porto Alegre (Quinta-feira, 30-09-2010, Gaudium Press) Dom Ângelo Amato, prefeito da Congregação para o Clero, será quem presidirá a cerimônia de beatificação da religiosa Madre Bárbara Maix em Porto Alegre, no próximo dia 6 de novembro. O arcebispo foi designado representante do Papa para a ocasião.
A cerimônia faz parte, inclusive, das celebrações do centenário da arquidiocese de Porto Alegre, como já noticiado anteriormente por Gaudium Press.
Processo de beatificação
O início do processo de beatificação da Irmã Bárbara Maix começou em 1993, em Porto Alegre, com a sessão de abertura do Processo Diocesano sobre a Vida, Virtudes e Fama de Santidade de Madre Bárbara. Quatro anos depois, o processo foi aberto na Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, e em 2008, o Sumo Pontífice autorizou a publicação do decreto referente às virtudes heroicas da Serva de Deus, que a partir daquela data passou a ser considerada Venerável na Igreja.
Em abril de 2009, após uma bateria de análises teológicas e médicas, o Congresso dos Teólogos reconheceu como milagre, por unanimidade, a cura de Onorino Ecker obtida pela intercessão de Bárbara Maix. Em 1944, o menino de 4 anos ficou curado após sofrer queimaduras de terceiro grau em todo corpo. Em março deste ano, o Santo Padre autorizou a publicação do decreto do milagre. Com isso, a religiosa qualificou-se para um processo de beatificação na Igreja.
No dia 8 de junho, o Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano publicou calendário com as celebrações de beatificação no qual constava que a religiosa seria beatificada em Porto Alegre no dia 6 de novembro. O Papa Bento XVI acolheu a proposta encaminhada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, e concedeu autorização para celebrar o rito de beatificação da religiosa naquele dia, na capital gaúcha.
Irmã Bárbara Maix nasceu na Áustria, mas exerceu boa parte de seu labor missionário no Brasil |
Irmã Bárbara Maix
A Irmã Bárbara Maix nasceu na Áustria em 1818, mas exerceu boa parte de seu labor missionário e religioso no Brasil. Ela imigrou para o país em 1848 com 21 companheiras religiosas. Em 1849, na cidade do Rio de Janeiro, fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, hoje presente no Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Haiti, Itália e Moçambique.
Convidada a assumir um asilo em Pelotas, a irmã expandiu a Congregação, a primeira feminina no estado. Em seguida, a religiosa mudou-se para Porto Alegre, onde acolheu as crianças da Roda dos Expostos da Santa Casa – local em que as mães deixavam seus filhos recém-nascidos rejeitados.
Mais tarde, fundou o Instituto Providência, que funciona até hoje. Por 14 anos comandou asilos, orfanatos, pensionatos e escolas da Congregação. Voltou ao Rio, onde morreu, em 1873, aos 55 anos de idade.
Deixe seu comentário