Gaudium news > Arcebispo de Caracas solicita que venezuelanos ajudem vítimas das chuvas no país

Arcebispo de Caracas solicita que venezuelanos ajudem vítimas das chuvas no país

Caracas (Quinta-feira, 30-09-2010, Gaudium Press) Em razão das fortes chuvas que vêm atingindo todo o território da Venezuela nos últimos dias, causando inundações, deslizamentos de terra e consequentemente vítimas fatais e famílias desabrigadas, o arcebispo de Caracas, cardeal Jorge Liberato Urosa Saviano, lançou comunicado público em que solicita aos párocos, reitores de Igreja e capelães da capital venezuelana que convidem seus fiéis a unirem-se em oração e a colaborarem com o envio de alimentos não-perecíveis, roupas e remédios.

Com o intuito de tornar mais eficiente a ajuda aos afetados da chuva e diminuir o sofrimento deles, o prelado afirmou no comunicado que já pediu também às paróquias e Igrejas da arquidiocese de Caracas a realização de uma coleta de dinheiro no próximo sábado e domingo, 02 e 03 de outubro, respectivamente. Dom Jorge explicou que a quantia arrecadada será enviada à administração da arquidiocese para posterior entrega às vítimas das enchentes.

Aos fiéis que estiverem dispostos a contribuir com alimentos, remédios e roupas, o cardeal informou que a entrega pode ser feita diretamente na sede da Cáritas do país, situada na Conferência Episcopal de Venezuela, em Caracas.

2010-09-29T184501Z_1450658284_GM1E69U07JK01_RTRMADP_3_MEXICO-LANDSLIDE.JPG
Deslizamentos de terra no México causaram até agora cerca de 30 vítimas fatais

Desastres naturais no México
Assim como a Venezuela, o México também vem sendo assolado por tragédias naturais nos últimos dias. Entretanto, o que no país andino é chuva, no país norte-americano são furacões. Dois deles, na verdade: Alex e Karl, que passaram pelo território mexicano e destruíram principalmente as diocese de Noroeste e Golfo do México.

Por causa deles e de suas consequências devastadoras, a Conferência Episcopal do México já havia enviado no fim da semana passada uma nota pedindo a ajuda de todos. No comunicado, a Conferência convidou as dioceses mais próximas à tragédia a se organizarem, enviando recursos que pudesse majudar na reativação da economia local e alertou aos fiéis que a temporada de furacões no México ainda não havia terminado e que por isso a atitude do povo deveria ser preventiva e solidária.

Nesta semana, a população mexicana também sofreu com dois deslizamentos de terra, ocorddios na comunidade de Nueva Colombia, no sul de Chiapas, e na comunidade de Reforma, no norte do estado fronteiriço com a Guatemala. Até agora, em razão desta tragédia, cerca de 30 pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas