Associação de Educação Católica do Brasil (ANEC) promove Encontro em Porto Alegre
Porto Alegre (Quarta-Feira, 29-09-2010, Gaudium Press) Com o tema “Escola em pastoral na prática: metodologia e planejamento”, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizará, no próximo dia 6 de outubro, o Encontro Estadual da Pastoral Escolar. O evento será realizado na sede da ANEC, filial do Rio Grande do Sul (ANEC-RS), em Porto Alegre. Participarão do encontro educadores responsáveis pela Pastoral Escolar em mantenedoras católicas, vindos de várias regiões do estado.
De acordo com Harlei Noro, coordenador Regional da Pastoral Escolar, o encontro tem como objetivos principais verificar como as unidades se organizam hoje (posição da Pastoral Escolar no organograma da unidade; foco de atuação; ações realizadas; resultados obtidos), e propor um processo de planejamento da escola em pastoral. Ele também destaca que a atividade deseja dar continuidade ao processo de formação dos coordenadores, diretores e agentes de Pastoral Escolar. Ao final, será feita a avaliação dos encontros promovidos nos últimos anos e serão estabelecidas as linhas de ação para 2011.
O encontro contará com a assessoria do especialista em metodologia pastoral, professor Rodinei Balbinot. A dinâmica das atividades, segundo o coordenador, conta com questionário, explicitações, trabalhos em grupo, plenária e construção conjunta de conhecimento. Noro reforça que a concepção didática do curso está fundamentada na vivência, integração e intercâmbio de saberes entre os participantes e assessores, pois em atividade preparatória foi solicitada algumas questões aos inscritos.
“Pedimos a eles para identificar qual a posição da pastoral escolar no organograma da unidade e como a pastoral escolar é vista por direção, coordenação pedagógica, professores e alunos; descrever, em uma frase, o foco de atuação ou a finalidade da pastoral na escola – de acordo com a prática atual; e levantar as práticas mais frequentes”, salienta.
Enfatizando a importância da Pastoral Escolar, o coordenador explica que a pastoral é a ação evangelizadora organizada da Igreja na Escola, centro de educação cidadã e instrumento de formação humana, que envolve toda a comunidade educativa, educandos, professores, funcionários, pais e comunidade. “Através dessa ação, a Igreja testemunha e anuncia a Boa Nova do Reino de Deus, atua na formação e transformação da consciência e contribui para a construção de uma sociedade alicerçada na justiça social, no bem comum e numa cultura de paz”.
Evento será realizado na sede da ANEC, filial Rio Grande do Sul |
Para Noro, a Pastoral Escolar foi pensada como atividade específica a partir da concepção do Ensino Religioso como área do conhecimento no contexto das demais ciências. Ele lembra que, anteriormente, o professor de Ensino Religioso, de modo geral, era também responsável pela prática pastoral dentro do projeto de evangelização e da identidade confessional da Escola Católica. “Dentro do novo contexto, surge a figura de um novo agente, responsável pelo projeto pedagógico pastoral na Escola Católica, situado no projeto político pedagógico da instituição, que reflete seu carisma e missão”, completa.
Por fim, o coordenador ressalta que pensar a escola em Pastoral é refletir sobre o que toca o íntimo da própria instituição, a sua identidade e que diz respeito à sua missão, que deriva do mandato para ir e ensinar dado por Jesus Cristo aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e ensinai”.
“Escola em Pastoral refere-se à perspectiva de uma escola pensada e operacionalizada tendo como fonte inspiradora os fundamentos da vida cristã, particularmente a Palavra de Deus e a Doutrina Social da Igreja, de modo que toda a sua vida seja marcada por valores humanos, cristãos e éticos”, conclui.
Deixe seu comentário