Episcopados se reúnem em Miami para coordenar ajuda ao Haiti
Miami (Quarta-feira, 29-09-2010, Gaudium Press) Diversos episcopados se reuniram em Miami, nos Estados Unidos, para discutir formas de coordenação de ajuda ao Haiti, país que ainda tenta se reerguer, estrutural e espiritualmente, da destruição causada pelo terremoto de janeiro, no qual morreram mais de 200 mil pessoas.
O encontro reuniu, além de episcopados internacionais, bispos do Haiti e integrantes de instituições humanitárias e financeiras. Nele, foi assinado um acordo que estabelece formalmente um órgão consultivo internacional responsável pela avaliação e construção de cerca de 70 templos destruídos.
Fazem parte desse “pool” de entidades a Conferência dos Religiosos do Haiti, a Agência para a solidariedade na América Latina da Conferência Episcopal da Alemanha, o episcopado americano, o Catholic Relief Services e a Sociedade São Vicente de Paulo. Na ponta do projeto, coordenado tudo, está a Conferência Episcopal do Haiti.
A ideia desta coordenação é acelerar os projetos para a reconstrução, especialmente das igrejas, do país, inclusive envolvendo a população local. “Também será possível aos doadores acompanhar em detalhes o progresso feito na reconstrução”, disse o núncio apostólico no Haiti, Dom Bernard C. Auza, ao jornal Osservatore Romano, “mas, apesar dos 33 milhões de dólares recolhidos, seriam necessários ulteriores fundos”.
Com informações da CNBB.
Deixe seu comentário