Diocese de Joinville (SC) promove a 1ª Mostra em Favor da Vida
Mostra consiste em um exposição de magens fotográficas cujo objetivo é demonstrar o valor da vida |
Joinville (Quarta-Feira, 29-09-2010, Gaudium Press) Com o tema “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, as dioceses de todo o país são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito à vida e a preservação da dignidade humana. Para celebrar esse momento, a Pastoral Familiar da Diocese de Joinville, em Santa Catarina, está promovendo a 1ª Mostra em Favor da Vida.
De acordo com o coordenador da Pastoral Familiar de Joinville, Volnei Exterkoetter, a mostra consiste em uma exposição de imagens fotográficas cujo objetivo é demonstrar o valor da vida e sua importância para a sustentabilidade de toda a espécie de vida no planeta Terra, além de conscientizar os jovens sobre a importância da vida humana e as consequências de suas escolhas. “Queremos acima de tudo levar os visitantes da mostra a uma reflexão sobre a valorização da vida, em meio a tantos sinais de morte”, afirma.
O coordenador ressalta ainda a importância dessa iniciativa para a região, já que esta é a primeira exposição do gênero em todo o estado de Santa Catarina. “É um fato histórico para a diocese de Joinville”, acrescenta com entusiasmo. Outra questão destacada por Exterkoetter é o fato de que durante a “Semana da Vida” a sociedade tem uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza do dom precioso que de Deus recebemos.
“De modo especial, salientamos o valor sagrado da Vida Humana, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo em nossos dias, é nossa missão reafirmar sua importância inalienável e inegociável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores”, explica.
Os materiais preparados para a mostra estão expostos em módulos que abrigam os painéis com as imagens menos impactantes. As imagens mais impactantes estão no interior dos módulos fechados, onde só podem ser observadas através de um orifício que está a uma altura de 1,30 metros, para pessoas acima de 12 anos.
Imagens mais impactantes estão no interior de módulos fechados para não serem olhadas por crianças |
A abertura oficial da mostra ocorreu no dia 27 de setembro e permanecerá até o dia primeiro de outubro, na Câmara de Vereadores da cidade. Entre os dias 05 e 07 de outubro, a exposição seguirá para o auditório da Mitra Diocesana. Posteriormente, percorrerá outras localidades. A estimativa dos organizadores é de que mais de oito mil pessoas visitem a exposição.
Semana Nacional da Vida
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema deste ano foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica “Centesimus Annus” do Papa João Paulo II de 1991.
Neste documento, o Papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada. O Papa Bento XVI, na mensagem para o Dia Mundial da Paz, em 2007, ratificou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento”.
Deixe seu comentário