Sacerdotes do Rio Grande do Sul participam de Curso de Renovação Presbiteral
Nova Santa Rita (Terça-Feira, 28-09-2010, Gaudium Press) Entre os dias 21 de setembro e 01 de outubro, no Sítio Notre Dame, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, acontece a segunda etapa do Curso de Renovação Presbiteral, envolvendo os padres das 12 dioceses do estado. Promovido pela Comissão Regional de Presbíteros, o curso consiste em uma parada de 10 dias, com o intuito de impulsionar a renovação integral dos ministros ordenados nas dimensões espirituais, intelectuais, psicológicas, físicas e afetivas.
Enfatizando o objetivo principal do encontro, o coordenador do Curso Regional dos Presbíteros do Rio Grande do Sul, Padre Roberto Heming, explica que o curso oferece aos presbíteros as condições necessárias para a própria realização humana e vocacional deles, ajudando-os na missão de configurar-se a Cristo Bom Pastor.
Sobre o que essa renovação presbiteral representa para a Igreja de um modo geral, o sacerdote afimra que é um sinal dos tempos; sinal de que os presbíteros não se sentem “donos da verdade”, mas servidores e, portanto, necessitados de formação permanente. “É também um sinal de maturidade na fé: não queremos seguir trabalhando do mesmo jeito sempre, pois os novos desafios sociais e culturais exigem novas posturas”, diz.
Temas de reflexão
A segunda etapa do Curso de Renovação Presbiteral está sendo realizada a partir da reflexão central de temas como: eclesiologia dos ministérios; teologia pastoral; paróquia missionária; cristologia e outros. Estes temas, por sua vez, são trabalhados através de assessorias, palestras, oficinas e debates.
Entre os assessores do curso estão professores universitários, padres, líderes leigos, pastoralistas e especialistas em saúde física e mental. O curso ainda conta com a presença e participação ativa do bispo de Montenegro, no Rio Grande do Sul, Dom Paulo de Conto.
Além das reflexões e dos momentos formativos, o curso oferece também a seus participantes atividades extraclasse. Conforme Padre Roberto, já foram realizadas até o momento visitas à Penitenciária de Montenegro e a um Centro de Pastoral e Saúde em Novo Hamburgo.
O curso prevê ainda um encontro com bispos para avaliação geral e diálogo sobre a Missão Continental.
Deixe seu comentário