Em mensagem pelo Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações Bento XVI diz ter sido um “peregrino” pelo mundo
Santiago de Compostela (Segunda-feira, 27-09-2010, Gaudium Press) O Vaticano apresentou hoje a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI especialmente para o Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações e Santuários, que tem início nesta segunda-feira em Santiago de Compostela e é promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.
Na mensagem, endereçada ao presidente do dicastério, Dom Antonio Maria Vegliò, Bento XVI diz que os santuários são os lugares sagrados onde todo peregrino deve encontrar um espaço de acolhimento espiritual.
| Mensagem do Papa foi endereçada ao presidente do dicastério, Dom Antonio Maria Veglió |
Bento XVI, que no seu brasão tem uma figura da concha do peregrino, símbolo do caminho de Compostela, e que na próxima viagem à Espanha irá a um dos mais antigos santuários da Europa, Santiago de Compostela, confessou que vive o seu pontificado como um “peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança e simplicidade, levando nos lábios e no coração a mensagem salvadora de Cristo Ressuscitado e confirmando na fé os seus irmãos.”
As peregrinações aos santuários são uma “manifestação de vida cristã e espaço de evangelização” que comporta um destino preciso, continua em sua mensagem. O Papa diz que são os “faróis de caridade” mediante “obras concretas de solidariedade e misericórdia e uma constante disponibilidade para escutar”. Além disso, devem “favorecer também o acesso dos fiéis ao sacramento da Reconciliação, consentindo-lhes participar dignamente na celebração eucarística”.
Em uma saudação introdutória na mensagem do Papa ao Congresso, Dom Antonio Maria Vegliò nota a necessidade de evangelizar sempre. Tanto “através da presença religiosa no espaço público que é oferecido nas peregrinações como nas outras manifestações de religiosidade popular, já que uma falta de expressividade traz um fator inestimável ao processo de secularização”. A peregrinação é sempre um estímulo de total mudança da própria vida, diz Dom Vegliò.
O Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações e Santuários acontece de hoje até o dia 30 de setembro com o tema: “Entrou então, para ficar com eles”.





Deixe seu comentário