Gaudium news > Em mensagem pelo Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações Bento XVI diz ter sido um “peregrino” pelo mundo

Em mensagem pelo Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações Bento XVI diz ter sido um “peregrino” pelo mundo

Santiago de Compostela (Segunda-feira, 27-09-2010, Gaudium Press) O Vaticano apresentou hoje a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI especialmente para o Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações e Santuários, que tem início nesta segunda-feira em Santiago de Compostela e é promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

Na mensagem, endereçada ao presidente do dicastério, Dom Antonio Maria Vegliò, Bento XVI diz que os santuários são os lugares sagrados onde todo peregrino deve encontrar um espaço de acolhimento espiritual.

Dom Antonio Veglio.jpg
Mensagem do Papa foi endereçada ao presidente do dicastério, Dom Antonio Maria Veglió

Bento XVI, que no seu brasão tem uma figura da concha do peregrino, símbolo do caminho de Compostela, e que na próxima viagem à Espanha irá a um dos mais antigos santuários da Europa, Santiago de Compostela, confessou que vive o seu pontificado como um “peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança e simplicidade, levando nos lábios e no coração a mensagem salvadora de Cristo Ressuscitado e confirmando na fé os seus irmãos.”

As peregrinações aos santuários são uma “manifestação de vida cristã e espaço de evangelização” que comporta um destino preciso, continua em sua mensagem. O Papa diz que são os “faróis de caridade” mediante “obras concretas de solidariedade e misericórdia e uma constante disponibilidade para escutar”. Além disso, devem “favorecer também o acesso dos fiéis ao sacramento da Reconciliação, consentindo-lhes participar dignamente na celebração eucarística”.

Em uma saudação introdutória na mensagem do Papa ao Congresso, Dom Antonio Maria Vegliò nota a necessidade de evangelizar sempre. Tanto “através da presença religiosa no espaço público que é oferecido nas peregrinações como nas outras manifestações de religiosidade popular, já que uma falta de expressividade traz um fator inestimável ao processo de secularização”. A peregrinação é sempre um estímulo de total mudança da própria vida, diz Dom Vegliò.

O Congresso Mundial da Pastoral das Peregrinações e Santuários acontece de hoje até o dia 30 de setembro com o tema: “Entrou então, para ficar com eles”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas