Papa diz a bispos do Regional Leste 1 em Ad Limina que a graça do perdão é força para a renovação da sociedade
Castel Gandolfo (Segunda-feira, 27-09-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu neste sábado, em uma audiência particular no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, todos os bispos brasileiros do Regional Leste 1 da CNBB que estão em visita Ad Limina Apostolorum em Roma desde o último dia 20. Em seu discurso, o Papa falou sobre a necessidade do perdão no desenvolvimento e na renovação da sociedade e das comunidades cristãs.
A audiência particular de Castel Gandolfo encerrou a visita “Ad Limina Apostolorum” dos bispos brasileiros do Regional Leste 1. É tradição das visitas às tumbas dos Apóstolos e ao Sucessor de Pedro que o Papa receba todo o grupo e faça um discurso particular. Para os bispos, é uma ocasião de apresentar a situação da própria diocese ao Papa, e para o Papa, conhecer a situação dos fiéis no mundo.
“Precisamos do perdão, que constitui o cerne de toda a verdadeira reforma: refazendo a pessoa no seu íntimo, torna-se também o centro da renovação da comunidade.” Somente pela renovação individual dos membros da sociedade, que parte do perdão, “nasce a Igreja, nasce a comunidade que une e sustenta na vida e na morte”. A purificação, observou o Papa, leva à verdadeira altitude do ser homem. Esta ascensão espiritual é também fonte a alegria. A alegria que “deve transparecer sempre mais pela Igreja, contagiando o mundo, já que essa é a juventudade do mundo”, disse aos bispos brasileiros.
Em seu discurso feito na Sala do Concistório, o Santo Padre concentrou-se de modo particular também sobre os jovens, que são o futuro da sociedade. O Papa lembrou o Dia Mundial da Juventude, de Roma, em 2000, citando “as longas filas de jovens que esperavam para confessarem-se no Circo Máximo”, que foi, para o pontífice, um testemunho da confiança no sacramento da Penitência.
“Venerados irmãos, uma tal obra não pode ser realizada com as nossas forças, mas são necessárias a luz e a graça que provêm do Espírito de Deus e agem no íntimo dos corações e das consciências. Que elas vos amparem a vós e às vossas dioceses na formação das mentes e dos corações. Levai a minha saudação afetuosa aos vossos jovens e respectivos animadores sacerdotais, religiosos e laicais. Ergam o olhar para a Imaculada Conceição, Nossa Senhora Aparecida, a cuja proteção vos entrego, e de coração concedo-vos, extensiva a todos os vossos fiéis diocesanos, a Bênção Apostólica”, concluiu o Papa.
Deixe seu comentário