Gaudium news > Encontro em Curitiba (PR) reflete sobre a missão da Igreja à luz de Aparecida

Encontro em Curitiba (PR) reflete sobre a missão da Igreja à luz de Aparecida

Curitiba (Segunda-feira, 27-09-2010, Gaudium Press) Encerrando o mês de setembro, mês da Bíblia, e preparando o mês de outubro, mês dedicado às missões, a arquidiocese de Curitiba, no Paraná, através das Paulinas Livraria, promoveu neste sábado, 25, o Café Missionário.

Com o tema: “A missão em debate – provocações à Luz de Aparecida”, o encontro fez uma abordagem acerca da missão de Igreja, a partir de diferentes perspectivas: seus fundamentos bíblicos; seus eixos transversais; sua mística; suas exigências e desafios; e sua práxis.

foto de agenor brighenti.jpg
Agenor Brighenti, responsável pela única palestra do evento

Conforme o organizador do encontro, Tiago André Presotto, o evento consistiu basicamente em uma palestra sobre a missão à luz de Aparecida, que contou com a assessoria do professor de Teologia pela PUC-PR, Agenor Brighenti, doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Universidade Católica de Lovain, na Bélgica, com especialização em Pastoral Social e Planejamento Pastoral pelo Instituto Teológico Pastoral do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM).

Segundo Presotto, esse tema é titulo da obra organizada pelo professor juntamente com Rosário Hermano, ambos pertencentes à organização Latino-Americana de Teólogos Ameríndia e contou com a participação de teólogos de renome, representantes de vários países da América Latina, que colocaram em comum seus estudos e reflexões sobre a missão.

Sobre o objetivo do evento, Pressoto esclarece que a atividade foi realizada com o objetivo de mostrar que a missão não é somente participar da missa, mas que ela começa no momento que saímos da celebração, no nosso dia-a-dia, com as pessoas que nos cercam. “Este tema tornou-se atual e desafiante a partir da Conferência de Aparecida que convocou todos os cristãos a serem discípulos missionários”, afirma.

Para o organizador do Café Missionário, a reflexão desse tema é de extrema importância para todo o povo católico, pois a Igreja em sua essência é missionária e, portanto, chamada a fazer missão. Ele acredita que a Igreja precisa de pessoas que assumam a sua missão e a marcha missionária da Igreja no Brasil.

O encontro aconteceu no auditório da Paulinas Livraria, no centro de Curitiba, das 9h às 13hs, com entrada gratuita e teve a presença de coordenadores e agentes de pastoral, religiosos, catequistas, ministros, leigos, professores e estudantes, além do público em geral.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas