Presidente do Pontifício Conselho para a Família diz que a família é indispensável para os bens econômicos
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-09-2010, Gaudium Press) “A família é o bem gratuito da humanidade, mas também faz uma contribuição à eficiência econômica”. Foi o que o afirmou o Cardeal Ennio Antonelli, presidente do Pontifício Conselho para a Família, na coletiva de imprensa concedida hoje na Sala de Imprensa vaticana sobre o tema do próximo Encontro Mundial das Famílias e a apresentação da mensagem do Papa para o mesmo.
“O homem, no seu desenvolvimento, tem necessidade tanto dos bens instrumentais – isto é o trabalho, a técnica, o mercado, e o dinheiro – quanto dos bens gratuitos como a família, a amizade, a solidariedade, a poesia, a música, a arte, a espiritualidade ou a festa”, observou o Card. Antonelli.
O ano de 2011 será dedicado à preparação para o encontro mundial em três níveis: paroquial, diocesano e nacional, explicou o cardeal. Por ocasião do evento, há previsão de realização dois projetos: uma convenção teológica e uma vade-mécum destinadas a bispos, para que saibam melhor preparar os noivos ao casamento.
O tema do trabalho e da festa com relação à família serão estudados não somente na dimensão eclesiástica, mas também social e civil, e como assunto e recurso. O objetivo é reforçar a estabilidade da família na sociedade de hoje com todas as exigências e problemas que traz consigo: desemprego, horas extras de trabalho, trabalho da mulher, valor do domingo.
Os organizadores esperam aproximadamente 500 mil participantes de todo o mundo. A arquidiocese quer oferecer acolhimento especial às famílias oriundas do Hemisfério Sul.. Todas serão recebidas por outras famílias, paróquias e institutos religiosos.
Na coletiva de imprensa, o responsável pelas comunicações sociais da arquidiocese de Milão, Dom Davide Milani, apresentou a logomarca do Encontro. Ela representa quatro pessoas: um casal com duas crianças sobre um fundo vermelho, laranja e amarelo em forma do Domo de Milão, símbolo da fé, da cidade e da cultura. Na representação, a família sustenta o Domo, que também tem uma forma de fábrica com a sua dimensão do trabalho. A logomarca ainda faz referência à logomarca da Jornada Mundial da Juventude Madri 2011.
Deixe seu comentário