Vaticano confirma visita do Papa à Espanha e publica o programa
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-09-2010, Gaudium Press) O Vaticano confirmou hoje, oficialmente, a viagem apostólica que o Papa Bento XVI fará à Espanha (Santiago de Compostela e Barcelona) nos próximos dias 6 e 7 de novembro. Além disso, também divulgou o programa da viagem.
“Nos dias 6 e 7 de novembro de 2010, Sua Santidade Bento XVI fará uma viagem apostólica à Espanha e irá a Santiago de Compostela, por ocasião do Ano Jubilar Compostelano, e à Barcelona, para dedicar o Templo da Sagrada Família”, declarou o porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi. Esta será a segunda visita de Bento XVI ao país e a última viagem ao exterior do pontífice prevista para este ano.
Segundo o programa publicado hoje, a viagem do Papa ocasiões prevê encontros de caráter pastoral. O primeiro dia, sábado, dia 6 de novembro, o Santo Padre passará em Santiago de Compostela onde, à tarde (16h30, hora local), presidirá a Missa na Plaza del Obradoiro.
O Santo Padre presidirá uma missa na Plaza del Obradoiro em Santiago de Compostela, no dia 06 de novembro |
A cerimônia de boas vindas será no aeroporto internacional da cidade. Depois, o Santo Padre encontrará em privado, na Sala de Autoridades do Aeroporto, o príncipe das Astúrias, Felipe, com sua consorte. Às 13h o Santo Padre visitará a Catedral onde se encontra o túmulo de São Tiago, destino de um dos mais antigos caminhos europeus. Em seguida, o Papa almoçará com os cardeais espanhóis, membros do comitê executivo da Conferência Episcopal da Espanha no arcebispado de Santiago de Compostela. Uma santa missa concluirá a estada do pontífice em Santiago de Compostela. Depois da celebração, partirá para Barcelona.
No domingo, dia 7 de novembro pela manhã, Bento XVI encontrará em privado na Sala Museal da Sagrada Família o casal real, o rei Juan Carlos I, com sua esposa Sofia da Grécia. Às 10h, presidirá a missa com dedicação da igreja e do altar da Sagrada Família.
Também no segundo dia há em programa um almoço com as autoridades eclesiais, no arcebispado de Barcelona, com os cardeais e os bispos presentes à celebração da dedicação da Sagrada Família. O último ponto da viagem do Santo Padre à Espanha previsto no programa será uma visita, às 17h15, ao centro médico da “Obra Benéfico-social nen Déu”. O Santo Padre partirá para Roma às 19h15 do Aeroporto Internacional de Barcelona.
Depois da Alemanha, a Espanha é o segundo país mais visitado por Bento XVI. A sua primeira visita no país aconteceu em julho de 2006 em Valência por ocasião do V Encontro Mundial das Famílias. O pontífice virá pela terceira vez à Espanha no próximo ano para a Jornada Mundial da Juventude em Madri.
Deixe seu comentário