Gaudium news > 2ª Expocatólica Colômbia começa em Bogotá

2ª Expocatólica Colômbia começa em Bogotá

Bogotá (Sexta-feira, 24-09-2010, Gaudium Press) Teve início ontem, 23, em Bogotá, capital colombiana, a 2º Expocatólica Colômbia, feira promovida pela Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) com o objetivo de divulgar a ação social e evangelizadora da Igreja no país. O evento de inauguração aconteceu na Capela da Paz, localizada no Centro de Convenções Compensar, e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre elas o presidente da CEC e arcebispo de Bogotá, Dom Ruben Salazar Gómez, que ficou responsável por iniciar oficialmente a feira.

presidente do CEC.jpeg
Dm Rubem falou, entre outras coisas, sobre a relevância  da Expocatólica frente ao futuro/ Foto: CEC

Antes, porém, de realizar tal feito, Dom Ruben falou à Gaudium Press sobre a realização do evento católico. “A Expocatólica Colômbia tem uma grande importância porque é um esforço muito grande que nós estamos fazendo para mostrar que este momento significa a evangelização na Colômbia. Evangelizar é comprometer-se profundamente com a dignidade da pessoa humana, é comprometer-se profundamente com os direitos humanos, é comprometer-se profundamente com a promoção da justiça e da paz”, disse.

O prelado também falou sobre a relevância deste tipo de evento frente ao futuro. “Na medida em que a Igreja é mais conhecida, na medida em que se descobrem todas as implicações que tem a ação evangelizadora da Igreja, nessa mesma medida vamos nós mesmos poder abrir novos espaços de ação”, declarou.

Após a entrevista, Dom Ruben falou aos presentes, afirmando que o evento quer ser uma oportunidade para que os visitantes da feira conheçam mais a fundo tudo o que implica os processo de evangelização que se levam a cabo no país. “Queremos mostrar algo do que faz a Igreja Católica pelo país em muitos campos diferentes, como a saúde, a infância, a educação e a promoção humana”, disse.

Participaram também da cerimônia de inauguração sacerdotes, religiosas, instituições educativas, além do Secretario General da CEC, Dom Juan Vicente Córdoba. Todos puderam acompanhar na ocasião, a apresentação do coro musical da arquidiocese de Barranquilla, Colômbia.

Quatro dias de evento

Iniciada hoje, a 2ª Expocatólica Colômbia terá duração de quatro dias. Ao longo deste tempo, o Centro de Convenções Compensar, em Bogotá, deve ser frequentado por cerca de 30 mil pessoas, que terão mais de 200 expositores à sua disposição. Os frequentadores poderão visitar estandes de diversos segmentos religiosos, entre eles, associação de leigos, pastorais, instituições educativas católicas, empresas de turismo religioso, meios de comunicação à serviço da evangelização e também artesãos de imagens católicas.

A feira disponibilizará também aos visitantes conferências e atrações artísticas. Entre as palestras, destaque para a que oferece hoje a Fundação Taller de Maestro sobre o tema ” Os discípulos missionários em novos contexto educativos” e a que disponibiliza amanhã as Edições Paulinas sobre “Espiritualidade e comunicação empresarial”. No que se refere a parte artística, destaque para a apresentação da obra de teatro interativa “Amado por Deus” e o concurso “Sacrofim”, que destacará as produções audiovisuais com fins evangelizadores.

A 1ª Expocatólica Colômbia aconteceu em 2008 e foi realizada em um contexto especial, junto às celebrações do centenário da CEC. Na ocasião, mais de 23 mil pessoas compareceram à feira.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas