Gaudium news > Diocese de Mogi das Cruzes celebra o ‘Dia do Seminário’

Diocese de Mogi das Cruzes celebra o ‘Dia do Seminário’

01+-+Missa+-+sermao-710730.jpg
Durante a homilia, Dom Airton ressaltou a importância da boa e firme formação que os futuros padres devem receber

São Paulo (Quinta-feira, 23-09-2010, Gaudium Press) A diocese paulista de Mogi das Cruzes celebrou, no domingo passado, o Dia do Seminário. A finalidade da comemoração é conhecer os seminaristas que estão se preparando para o sacerdócio diocesano e serão os futuros párocos e vigários que atenderão as crescentes necessidades dos fiéis da Diocese.

É um dia dedicado ainda à oração pelas vocações sacerdotais e religiosas. Também – durante a quermesse oferecida – se recolhe dinheiro para ajudar nos gastos de sustentação do seminário diocesano Sagrado Coração de Jesus.

A missa foi celebrada na ocasião pelo bispo, Dom Airton José dos Santos, e concelebrada pelo reitor do seminário, Pe. Leandro Machado Silvestre; o reitor do Propedêutico, Pe. Sidnei Quenji Ito; o assessor da Pastoral Vocacional, Pe. Alberto Gomes da Silva; os párocos de Santa Rita (Suzano) e Nossa Senhora das Graças (Itaquaquecetuba), Pes. Luis Hidalgo e Juviminiano Frade da Silva; e o Pe. José Luis de Zayas, EP, superior da Casa dos Arautos do Evangelho em Suzano.

A preparação da liturgia esteve a cargo dos seminaristas, assim como a música durante a celebração.

Nesta oportunidade, Padre Leandro deu início às homenagens que se encerrarão no dia 8 de dezembro, data em que Dom Airton Jose dos Santos completa 25 anos de sua ordenação presbiteral, na diocese de Santo André, SP.

03+-+Missa+-+vista+parte+do+publico-713428.jpg
Centenas de fiéis assistiram à missa celebrada pelo bispo da diocese de Mogi das Cruzes

Durante a homilia, o bispo ressaltou a importância da boa e firme formação que os futuros padres devem receber durante este período de preparação para o ministério sacerdotal; e a necessidade de fazer crescer o número dos jovens, e das jovens, que dizem sim ao chamado de Cristo para servir à Igreja. “A Igreja é quem escolhe o jovem que vai ser sacerdote”, insistiu Dom Airton, convidando todos a colaborarem na construção do novo Seminário.

O bispo afirmou ainda todos devem se preparar para possíveis perseguições aos católicos, já que muitas leis são contrárias aos ensinamentos de Cristo e da Igreja, e os católicos terão que dizer não a elas.

Diocese

Criada em 09 de junho de 1962 pelo então Papa João XXIII, a Diocese de Mogi das Cruzes abrange dez municípios da região do Alto Tietê -Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano – e tem como padroeira Santa Ana. A região possui cerca de 1,2 milhão habitantes e está localizada na região leste da Grande São Paulo.

Ao longo de sua existência, a diocese foi coordenada por quatro bispos. O primeiro foi Dom Paulo Rolim Loureiro, ao qual sucedeu Dom Emílio Pignoli, Dom Paulo Mascarenhas Roxo e o atual, Dom Airton José dos Santos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas