Gaudium news > Vaticano divulga programa da visita do Papa à cidade de Palermo, no sul da Itália

Vaticano divulga programa da visita do Papa à cidade de Palermo, no sul da Itália

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-09-2010, Gaudium Press) Palermo é a última cidade italiana aonde se dirigirá o Papa Bento XVI neste ano. O Santo Padre visita a mais importante cidade da Sicília pela primeira vez no próximo dia 3 de outubro. Hoje, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o breve programa da visita, de apenas um dia de duração.

Palermo.jpg
Palermo, capital da Sicília

“Apresentar ao Papa e ao mundo inteiro o verdadeiro rosto da Sicília, que não é feito somente do acúmulo de lixo, da máfia e dos problemas sociais, mas da história assinalada pelos nossos santos”, afirmou o arcebispo de Palermo, Dom Paolo Romeo, sobre as intenções do episcopado local.

O Santo Padre chegará à Sicília pela manhã para celebrar a Santa Missa no Foro Itálico, às 10h30 locais. Além disso, no programa consta ainda dois encontros: na Catedral de Palermo com o clero, às 17h, e na praça Politeama, com os jovens.

A Sicília enfrenta diversos desafios sociais. Os bispos da ilha esperam inclusive do Santo Padre palavras de renovado lançamento missionário para confirmar os fiéis. Os temas mais importantes na pastoral da região no curso de três anos foram os jovens e a família. Assim, “confirmar no caminho, dar a coragem de continuar pelo caminho empreendido e indicar ainda, se necessário, outro caminho” – são as expectativas pela próxima visita do Papa a Palermo, segundo Dom Romeo, na coletiva de imprensa sobre a viagem.

No comunicado a respeito da visita, lê-se que “as Igrejas da Sicília já estão fortemente empenhadas em reafirmar a dignidade e o valor único e insubstituível da família, fundada sobre o matrimônio e aberta à vida, e têm no coração a sorte das jovens gerações frequentemente lançadas à baila de si mesmas, e necessitadas de uma específica atenção educativa”.

Bento XVI é o segundo pontífice que visita a Sicília. Antes, apenas João Paulo II, em 1982 e 1995, havia visitado a região.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas