Gaudium news > “Antigas nações europeias ainda conservam alma cristã”, afirma o Papa sobre a sua viagem a Inglaterra

“Antigas nações europeias ainda conservam alma cristã”, afirma o Papa sobre a sua viagem a Inglaterra

PApa Anelus 22_09_2010.JPG
Para o Santo Padre, o ápice de sua visita ao Reino Unido foi a beatificação do cardeal Newman

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-09-2010, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, na Praça de São Pedro, o Papa dedicou a catequese de sua tradicional audiência geral um pouco de lado para fazer uma análise de sua recente viagem ao Reino Unido. É comum o pontífice dedicar o tema da primeira audiência logo após o retorno de uma viagem apostólica para uma reflexão sobre ela.

“As antigas nações da Europa conservam uma alma cristã, que forma um todo com o gênio e a história dos respectivos povos. E se há um secularismo agressivo que ameaça os valores fundamentais, a Igreja não se cansa de trabalhar para manter desperta esta tradição espiritual e cultural”, disse o Papa, no resumo em português. Para Bento XVI, o ápice desta visita pontifícia – que pela primeira vez na histórica foi de caráter “estatal” e não apenas “apostólico” – foi a beatificação do cardeal John Henry Newman.

O beato cardeal Newman é uma “brilhante figura de intelectual e crente, cuja mensagem espiritual mostra como o caminho da consciência não é fecharmo-nos em nós mesmos, mas abertura, conversão e obediência a Cristo”, continuou, ainda em português.

De acordo com o pontífice, o principal objetivo de sua viagem ao Reino Unido, no entanto, foi “falar ao coração de todos os habitantes do país sobre a realidade verdadeira do homem, suas necessidades mais profundas, seu destino último”. Aos católicos britânicos, Bento XVI disse ter levado a mensagem de apoio na fé e de encorajamento pela defesa das “imutáveis verdades morais”.

Outros momentos importantes segundo o Papa foram o encontro, em Londres, no “prestigioso” Parlamento britânico; a oração ecumênica das vésperas na abadia de Westminster – “lugar-símbolo das antiquíssimas raízes cristãs do País”; o encontro na nunciatura apostólica e o encontro com as autoridades do país.

Em suas habituais saudações em diferentes línguas ao final da audiência, o Papa disse, em português, a fiéis da paróquia Beato José de Anchieta, de Campinas, que estavam presentes ali: “Continuai a defender aquelas verdades morais imutáveis que, iluminadas e confirmadas pelo Evangelho, estão na base de uma sociedade verdadeiramente humana, justa e livre. Sobre vós e vossas famílias desça a minha Benção.”

Novamente nesta quarta-feira o Papa celebrou a audiência geral vindo diretamente de Castel Gandolfo, de helicóptero. A previsão para o retorno definitivo do Papa ao Vaticano é a próxima quinta-feira, 30 de setembro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas