“Bento XVI está certamente contente de ter sido conhecido e visto pelo que é”, declarou Pe. Lombardi sobre viagem
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 21-09-2010, Gaudium Press) A imprensa italiana repercutiu hoje uma entrevista dada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, na qual ele comenta a recente viagem de quatro dias – entre 16 e 19 de setembro – que o Papa Bento XVI fez ao Reino Unido. Com informações da Ansa.
O porta-voz vaticano considerou a viagem do Santo Padre ao Reino Unido “um sucesso” e afirmou que a comprovação disso vem do grande número de pessoas que a acompanharam. O sacerdote destacou que em suas três grandes celebrações públicas, no Bellahouston Park de Glasgow, Escócia, no Hyde Park de Londres, Inglaterra e no Cofton Park de Birmingham, Inglaterra, o Papa foi visto por 70 mil, 80 mil e 60 mil pessoas respectivamente.
Além dessa multidão de fiéis que compareceram às celebrações para assistir ao Papa, , mais de 200 mil pessoas saíram às ruas da capital britânica apenas para acompanhar o trajeto percorrido pelo papamóvel rumo ao Hyde Park, destacou Padre Lombardi
Padre Lombardi comentou também o tratamento dado por Bento XVI ao problema da pedofilia |
O diretor da sala de Imprensa da Santa Sé ainda assinalou a cobertura da visita do papa feita pela TV, que segundo Lombardi foi acompanhada por um povo inteiro, continuamente, por quatro dias. O sacerdote mencionou a transmissão da emissora BBC e declarou que esta afirmou que a visita do Santo Padre teve um enorme significado histórico para milhões de católicos na Grã Bretanha.
Foi tema da entrevista do porta-voz vaticano à imprensa italiana também o tratamento dado pelo Santo Padre ao problema da pedofilia envolvendo alguns membros da Igreja Católica. Segundo o porta-voz, a questão foi confrontada com uma novidade, porque além das vítimas, Bento XVI encontrou pela primeira vez com quem trabalha na Igreja pela salvaguarda dos jovens.
No último sábado, 18, após reunião privada com cinco vítimas de pedofilia, ocasião em que rezou com elas e ouviu seus relatos, o Papa conversou com profissionais e voluntários que trabalham para defender as crianças no ambiente eclesial, afirmando que tais iniciativas fazem parte da resposta da Igreja ao problema. Segundo Padre Lombardi, esta atitude do pontífice “é um modo de olhar adiante, além do que aconteceu nestes anos terríveis”.
Concluindo sua entrevista, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé exaltou o Santo Padre, afirmando que o pontífice “não é somente um grande professor, um homem de cultura como todos sabem, mas também um homem humilde, gentil, sensível, que deseja se aproximar dos outros com uma profunda humanidade”.
Sobre a imagem passada pelo Papa durante à viagem, Padre Lombardi disse que o pontífice “não quer ser uma estrela, porque isso não corresponde a sua personalidade, ministério e desejo, mas está certamente contente de ter sido conhecido e visto pelo que é”.
Deixe seu comentário