Começa visita “Ad Limina” dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 20-09-2010, Gaudium Press) Nesta semana, de 20 a 27 de setembro, acontece a visita “Ad Limina Apostolorum” dos bispos do Regional Leste 1 da CNBB, circunscrição eclesiástica que concerne ao estado do Rio de Janeiro.
Do programa, como em todas as visitas “Ad Limina”, consta o encontro com o Santo Padre, visitas aos diferentes dicastérios da cúria romana e ainda uma peregrinação às quatro Basílicas Vaticanas: a de São Pedro, de São João Latrão, São Paulo fora dos Muros e Santa Maria Maior.
O Regional Leste 1 conta com duas arquidioceses (Niterói e São Sebastião do Rio de Janeiro), e com oito dioceses sufragâneas no total. A arquidiocese de Niterói é composta das dioceses de Campos, Nova Friburgo e Petrópolis. Da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por sua vez, fazem parte as dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu e Valença.
O presidente do Regional Leste 1 é o bispo de Nova Friburgo, dom Rafael Llano Cifuentes, e o vice, o bispo de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, enquanto o secretário é Dom FIlippo Santoro, bispo de Petrópolis, que em uma entrevista à Radio Vaticana comentou os desafios da cidade do Rio de Janeiro.
Para Dom Filippo, o Rio é o “cartão de visita” do país no mundo, graças ao seu desenvolvimento econômico. Mas, por outro lado, é ainda um “espetáculo triste de corrupção, escândalos e também pobreza, violência” que, no entanto, já vem sendo debelado com algumas importantes medidas pelo poder público.
As últimas “Ad Limina” do Regional Leste 1 foram em março de 1990, abril de 1995 e setembro de 2002, todas ainda no pontificado de João Paulo II.
Deixe seu comentário