Bento XVI louva diversidade da Grã Bretanha moderna em seu discurso de despedida
Papa discursa ante o premier britânico, David Cameron, durante cerimônia de despedida |
Birmingham (Segunda-feira, 20-09-2010, Gaudium Press) Por volta das 19h, horário local, o Papa Bento XVI deixou o aeroporto internacional de Birmingham, na Inglaterra, encerrando assim a 17ª viagem internacional de seu pontificado. Uma visita que foi definida pelo premier britânico, David Cameron, presente no local, como “quatro dias comoventes em nosso país, que deixaram uma mensagem para todos a respeito de nossas próprias responsabilidades”.
No discurso de despedida, ambos, premier e Santo Padre, expressaram o desejo de continuar “as excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido em cooperação pelo desenvolvimento internacional, em cuidado com o meio ambiente e visando à construção de um sociedade civil com um renovado senso de valores compartilhados e propósitos comuns”. Este foi o segundo encontro entre as duas autoridades. No sábado de manhã, os dois já haviam se reunido, para conversas particulares, juntamente com o vice premier, Nick Clegg, e a líder interina do Partido da Oposição, Harriet Harman.
O Papa Bento XVI expressou também a alegria por ter encontrado a rainha, líderes políticos, líderes religiosos – especialmente o arcebispo de Canterbury, Rowan Douglas Williams – e por ter podido discursar para ambas as câmaras do Parlamento inglês, em Westminster, durante a viagem. O pontífice falou ainda sobre a grande diversidade da Grã Bretanha moderna e afirmou que se tal diversidade é um desafio para o governo e para o povo britânico, “também representa uma ótima oportunidade para promover o diálogo intercultural e interreligioso, visando ao enriquecimento de toda a comunidade”.
O Santo Padre deixou a Grã Bretanha convidando todos a seguir o legado do culto e da escrita espirituais do cardeal John Henry Newman.
Deixe seu comentário