Gaudium news > Na abadia de Westminster, Bento XVI preside cerimônia histórica

Na abadia de Westminster, Bento XVI preside cerimônia histórica

Londres (Sábado, 18-09-2010, Gaudium Press) No final da tarde de ontem, em Londres, aconteceu um dos momentos mais simbólicos da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido. O Santo Padre visitou o coração do anglicanismo na Inglaterra, a Abadia de Westminster, templo religioso que costumava ser uma igreja católica antes da cisão em 1534. No discurso aos presentes, Bento XVI apresentou os desafios, as bençãos, os despontamentos e os sinais de esperança do diálogo ecumênico entre a Igreja Católica e Comunidade Anglicana.

Adentrando à majestosa abadia, o pontífice parou diante do sepulcro do Soldado Desconhecido, dedicado aos mortos durante a Primeira Guerra Mundial e cumprimento o líder espiritual dos anglicanos, o arcebispo Rowan Williams, em ato que foi visto como símbolo do paz e muito aplaudido.

Em sua oração, o Santo Padre lembrou do centésimo aniversário do movimento ecumênico moderno, começado em Edimburgo, que, segundo o pontífice, apesar de incríveis progressos, ainda precisa ser trabalhado. “Os cristãos precisam se unir”, declarou o Papa, “para proclamar a mensagem cristã e promover o desenvolvimento humano autêntico e integral em um mundo marcado pela crescente interdependência e solidariedade, mas também pela indiferença e pela hostilidade”.

“Os cristãos precisam ser obedientes e fiéis à verdadeira palavra de Deus e livres do conformismo intelectual ou da superficial acomodação do espírito de sua época”, continuou o Papa, acrescentando que a mensagem que todos precisam proclamar é “O Cristo crescido é a realidade que garante a integridade de sua transmissão e a unidade entre seus membros”.

No encontro, Bento XVI recordou também mais dois importantes santos da Grã-Bretanha. O pontífice mencionou Santo Eduardo, o Confessor, falando dele como um modelo de testemunha cristã e exemplo de grandeza, humildade, obediência e fidelidade. E falou também de São Beda, o Venerável, ” que entendeu a importância da fidelidade à palavra de Deus ” e da necessidade de adequar o som do Espírito à linguagem e à cultura contemporâneas.

Ainda ontem, à noite, no Palácio de Lancaster um “jantar de trabalho” foi oferecido ao Santo Padre pelo governo britânico. No jantar, participaram todos os membros do séquito papal, entre eles: secretário de Estado card. Tarcisio Bertone, secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti e, especialmente convidado, nesta ocasião, funcionários do Vaticano, como o cardeal Peter Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas