Gaudium news > Papa encontra-se com membros do corpo docente católico em Londres

Papa encontra-se com membros do corpo docente católico em Londres

Londres (Sexta-feira, 17-09-2010, Gaudium Press) Nesta sexta-feira, o Papa Bento XVI deu início a seu segundo dia de viagem ao Reino Unido discursando ao mundo acadêmicco católico inglês reunido na St. Mary’s University College de Twickenham, em Londres. Bento XVI chegou à capital inglesa ainda na noite de ontem, vindo da Escócia.

Na universidade, de forte tradição católica e renomada qualidade de ensino, o pontífice encontrou-se com professores e estudantes católicos, e falou a ambos os grupos. Ao se dirigir aos docentes, o Papa afirmou que a “educação não é um treinamento meramente utilitário para dar algum benefício econômico à sociedade”, mas “forma a pessoa humana pela partilha da sabedoria”.

Papa chega para discursar a lideres religiosos.JPG
Segundo Bento XVI, a educação forma a pessoa humana pela partilha da sabedoria

Sabedoria esta, explicou Bento XVI aos irmãos e irmãs professores, que é “inseparável do conhecimento do Criador”. Para o Papa, cada um dos professores católicos deve recordar a “necessidade de seu testemunho da forte e baseada fé que atrai o jovem”.

O Papa mencionou a contribuição para a educação da sociedade britânica especialmente dos monges beneditinos, “que acompanharam Santo Agostinho em sua missão na Inglaterra”. O Papa destacou também o papel dos discípulos de São Columba, que difundiram a fé na Escócia e na Inglaterra do Norte, em São Davi e nos seus companheiros em Gales”.

Bento XVI também expressou sua gratidão pessoal pelas “Senhoras Inglesas” da Venerável Mary Ward, que o educaram em sua terra natal na Alemanha. “Agradeço a Deus pela vida e o trabalho da Venerável Mary Ward, nascida nesta terra, cuja visão pioneira de vida religiosa apostólica para as mulheres deu vários frutos”, sublinhou.

Aos cerca de 300 irmãs e irmãos que trabalham no campo da educação, Bento XVI disse que eles “têm uma contribuição única a oferecer a este apostolado” através da “vida consagrada a Deus” e “através do testemunho fiel e amoroso a Cristo”. Segundo o Papa, a presença dos professores em escolas católicas é “um poderoso lembrete do muito discutido ethos católico”. 

O Santo Padre pediu-lhes, por fim, para estarem sempre em conformidade com a doutrina da Igreja e com a vida de fé, que deve ser “a força motriz por trás de cada atividade na escola” para ajudar os jovens a “descobrir a alegria de pertencer a Cristo para os outros”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas