Gaudium news > “Católicos e anglicanos têm uma missão em comum, mais que uma divisão”, afirma Dom Langham

“Católicos e anglicanos têm uma missão em comum, mais que uma divisão”, afirma Dom Langham

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 10-09-2010, Gaudium Press) Esforço conjunto por “uma positiva e duradoura contribuição, ao invés de dificuldades”, é a mensagem que a viagem do Papa à Grã-Bretanha, afirmou ontem Dom Mark Langham, especialista vaticano no anglicanismo do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, em uma coletiva de imprensa no dicastério. A beatificação do anglicano convertido ao catolicismo cardeal Newman não é uma ofensa, mas é recebida “de forma muito positiva”, ressaltou.

11. Langham.jpg
Para Dom Langham, a beatificação do cardeal Newman é recebida de forma muito positiva

“O Santo Padre – explicou Dom Langham – provavelmente não irá falar sobre nenhum assunto específico da Igreja da Inglaterra por agora. Sua mensagem é sobre o papel da fé na sociedade, como uma âncora, um sólido ponto de referência. Isto é o que o próprio arcebispo de Canterbury destacou, de que partilha com o Santo Padre esta visão que a fé pode dar. Então, ao invés de falar sobre dificuldades anglicanas, o momento é na verdade de uma mensagem partilhada que o Santo Padre dará à sociedade britância e aos cristãos: de que podemos trabalhar juntos para ter uma positiva e duradoura contribuição à sociedade, e a fé tem esse papel tão importante”.

“O relacionamento com a Igreja da Inglaterra é profundo e complexo. O que deve ser recordado é que ao beatificar o cardeal Newman, o cardeal já é considerado um santo para a Igreja da Inglaterra”, continuou o prelado. A data de sua festa no calendário da Igreja da Inglaterra é 11 de agosto, dia de sua morte.

Para Dom Langham, um momento muito tocante será a oração conjunta do Santo Padre e do arcebispo de Canterbury diante da mortalha de Santo Eduardo, o Defensor, rei e santo reconhecido por ambas as tradições. “O que isto está dizendo basicamente é que o que temos juntos é muito mais importante que o que nos divide. E nossa tarefa é proclamar o Evangelho e dar uma contribuição para a sociedade britânica”.

O secretário do dicastério, arcebispo Brian Farrell, respondendo a uma questão sobre se o Papa vai à Grã-Bretanha para ensinar ou aprender, observou que o “Santo Padre sinalizou uma grande abertura por ouvir e ver o que está acontecendo na sociedade britânica”. Durante a visita, “ele irá para observar, para escutar”. Sua mensagem certamento será de uma “contribuição positiva de fé”. “O que não exclui ensinar”, respondeu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas