México comemora bicentenário de Independência
Cidade do México (Quinta-feira, 16-09-2010, Gaudium Press) Milhares de fiéis saíram às ruas da Cidade do México ontem, 15, para participar dos desfiles e concertos que marcaram o início dos dias de festejo pelo bicentenário de independência do México. A maior concentração de pessoas, aproximadamente 60 mil, ocorreu na praça central da capital mexicana, Zócalo, onde se levou a cabo a cerimônia que recorda o “grito” da independência e que contou com a presença do presidente do país, Felipe Calderón. As comemorações pelos 200 anos de independência do México seguem até o dia 19 de setembro.
Festejos pelo Bicentenário foram marcados por desfile, concertos e queima de fogos |
A Igreja Católica mexicana, unida à comemoração do evento, celebrou ontem, nas catedrais e nos templos religiosos de todas as dioceses do país, a Missa pela Pátria, e, em algumas igrejas, a Missa em homenagem à Santa Maria de Guadalupe, padroeira do país, como símbolo de fé e da identidade mexicana.
Do mesmo modo, e como preparação à festa do Bicentenário de Independência, a Igreja do México já havia realizado de 09 de setembro até ontem a Semana de Oração pela Pátria, na qual os católicos mexicanos refletiram e agradeceram, à luz da fé, o dom da liberdade.
Em sintonia com estas atividades, os bispos do país também apresentaram no dia 1º de setembro a Carta Pastoral, com o título “Comemorar nossa história a partir da fé, para nos comprometermos hoje com nossa Pátria”. O objetivo da missiva foi fazer uma leitura teológica e pastoral da história mexicana, a fim de orientar o trabalho futuro da Igreja no país e assim “ajudar na construção de uma sociedade fraterna, humanitária, livre e solidária”, como expressou o presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Carlos Aguiar Retes, na apresentação do documento.
Carta Pastoral sobre o Bicentenário foi apresentada no dia 01 de setembro |
Mensagens dos bispos mexicanos
Por ocasião das festas pátrias em comemoração ao Bicentenário de Independência do México, os bispos do país distribuíram a seus fiéis diversas mensagens nas quais pediram, entre outras coisas, que os mexicanos orassem pela pátria e se comprometessem por um México melhor.
Uma destas mensagens foi enviada pelo bispo de Querétaro, Dom Mario De Gasperín, e difundida ontem pela CEM. Nela, o prelado mexicano dá graças a Deus “pelo dom precioso da liberdade” e convida os católicos de seu país a orar para “ter uma pátria e uma Igreja que consigam desempenhar seus direitos e liberdades”. Em sua mensagem, Dom Mario assinalou também que “a liberdade e o progresso dos povos devem ser entendidos como uma vocação, posto que fomos criados por Deus para sermos livres e para progredir”.
Outra mensagem difundida pela CEM foi a redigida pelo bispo de Mazatlán, Dom Mario Espinosa Contreras. Na sua missiva, o prelado pediu perdão pelas deficiências dos homens e rogou a Deus para que a pátria mexicana seja digna, nobre e harmoniosa. O bispo rezou também à Santa Maria de Guadalupe, para que os ideais daqueles que deram suas vidas por uma nação livre, justa e independente “sejam concretizados diariamente pelos mexicanos de hoje em uma realidade mais plena”.
Texto original: Sonia Trujillo
Deixe seu comentário