Missa Gregoriana volta à arquidiocese do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (Quinta-feira, 16-09-2010, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro anunciou o retorno da Forma Extraordinária do Rito Romano, ou missas gregorianas, em suas celebrações. O pedido partiu do próprio arcebispo Dom Orani e a celebração da Missa Gregoriana terá início a partir deste domingo.
A Forma Extraordinária do Rito Romano será celebrada regularmente aos domingos, às 9h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo até que seja definida uma paróquia definitiva para abrigar os fiéis da Liturgia Tradicional, informou a arquidiocese do Rio.
Segundo a arquidiocese, o rito romano, mesmo após as mudanças litúrgicas do Concílio Vaticano II, não deixou de ser celebrado na arquidiocese. Pelo menos uma vez ao ano, esta forma de missal já era usada em cerimônias no Outeiro da Glória. Agora, o missal tradicional ganha o “grande público”.
A medida, diz a arquidiocese, vem ainda ao encontro das diretrizes do Papa Bento XVI que há três anos divulgou “motu proprio” liberando e estimulando o uso do rito em todo o mundo.
Agora, o capelão da Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, monsenhor Sergio Costa Couto, está auxiliando o arcebispo na implantação do missal. Segundo ele, “há uma demanda muito grande de pessoas afeiçoadas às práticas tradicionais”, especialmente os jovens na faixa dos 20 aos 30 anos.
Quem presidirá a missa no rito romano será Dom Fernando Areas, bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, em Campos, criada em 2002 pelo Papa João Paulo II.
Com arquidiocese do Rio.
Deixe seu comentário