Relíquias de Dom Bosco estão nos Estados Unidos
San Francisco (Quarta-feira, 15-09-2010, Gaudium Press) No sábado passado, 11 de setembro, justamente no dia que os atentados terroristas às Torres Gêmeas e ao Pentágono completaram nove anos – um acontecimento que deixou feridas incuráveis para os norte-americanos – as relíquias de São João Bosco chegaram aos Estados Unidos.
San Francisco, na Califórnia, foi a primeira cidade que teve a honra de receber a urna do “Santo dos Jovens”. Ela chegou do México por volta das 16h, horário local, e antes de desembarcar no Santuário dos Santos Pedro e Paulo, na cidade de San Francisco, peregrinou por outras regiões da Califórnia, como San Diego, Burbank e Grapevine.
Última cidades norte-americana a ser visitada pelas relíquias de Dom Bosco será Chicago, no estado de Illinois |
Já em San Francisco, as relíquias foram recebidas por centenas de pessoas, entre elas muitas crianças, que empunhavam bandeiras e entoavam cantos de júbilo. No dia seguinte, 12, ainda no templo religioso, o padre salesiano foi homenageado com a celebração de cinco eucaristias. Nelas, exaltaram Dom Bosco como “modelo de serviço”, “apóstolo dos jovens”, missionário do mundo”, “modelo de santidade” e “homem fiel para o reino”.
No dia 13, ainda em San Francisco, as relíquias deixaram o santuário de Pedro e Paulo e foram trasladadas para a Igreja de Corpus Christi. Lá, foram recebidas com uma vigília da qual participaram integrantes da família salesiana situada na cidade de San Francisco.
Ontem, 14, a urna continuou sua peregrinação pela California, passando pelas cidades de Richmond, Berkeley e Watsonville. Hoje, as relíquias entrarão na cidade de Los Angeles, onde devem ficar até amanhã, No dia 17, irão para a cidade de Rosemead, terminando sua caminhada pelo estado da Califórnia no dia 19, com visita a cidade de Bellflower.
A urna em outros estados norte-americanos
A urna com as relíquias de São João Bosco também peregrinarão por outros estados norte-americanos. O próximo lugar a receber a urna será a cidade de Nova Orleans, em Luisiana, entre os dia 19 e 22 de setembro. Durante a estada na região, o santo será homenageado com solene eucaristia presidida pelo arcebispo local, Dom Gregory Aymond.
De Nova Orleans, as relíquias partirão para São Petesburgo, Flórida, onde permanecerão até 24 de setembro. Ainda no estado da Flórida, viajarão até Belle Glade e Miami. Nesta cidade, serão recebidas, no dia 25, pela Escola Secundária Imaculada La salle.
No dia 27, deixarão Miami em direção à capital dos Estados Unidos, Washington, onde os devotos de Dom Bosco poderão pedir a intercessão do santo na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição. Entre 29 de setembro e 02 de outubro, as relíquias visitarão Nova York. Na cidade, haverá celebrações especiais na Catedral de São Patrício e no Santuário dos Salesianos.
A peregrinação do material sagrado pelos Estados Unidos culminará em Chicago, Illinois, de onde as relíquias partirão para o Canadá. A urna ficará em posse da Inspetoria dos Estados Unidos Leste-Canadá (SUE) até o dia 10 de outubro. Segundo a Agência Info Salesiana (ANS), essa será a última inspetoria salesiana da Região Interamérica a ser visitada pelas relíquias.
A ANS informa também, que no dia 1° de novembro, as relíquias de Dom Bosco irão à região da Ásia Leste-Oceânia, iniciando a sua peregrinação pela Coreia.
Com informações de Sonia Trujillo
Deixe seu comentário