Gaudium news > Papa dedica catequese de audiência geral à Santa Clara de Assis

Papa dedica catequese de audiência geral à Santa Clara de Assis

2010-09-15T110536Z_995312931_GM1E69F1H1501_RTRMADP_3_POPE.JPG
Papa destacou que Santa Clara teve São Francisco de Assis como seu mestre

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-09-2010, Gaudium Press) Bento XVI deu continuidade à sua catequese das audiências gerais sobre as grandes figuras femininas da história da Igreja abordando, nesta quarta-feira, Santa Clara de Assis. Antes, o Papa havia dedicado duas audiências à Santa Ildegarda.

As “mulheres corajosas e ricas de fé”, como Santa Clara, dão “um decisivo impulso para a renovação da Igreja” “devedora”, declarou hoje o Papa. Santa Clara de Assis foi uma monja do século XIII, amiga de São Francisco e fundadora da Ordem das Clarissas de irmãs da clausura.

O Papa destacou que a religiosa, então filha de uma família aristocrática e rica, decidiu deixar tudo para seguir Jesus como sua “pobre e humilde esposa”. No curso da história foram “numerosas” mulheres que como Clara foram preenchidas pela beleza do amor de Deus, observou Bento XVI. Por isso, “a Igreja toda, por meio da mística vocação nupcial das virgens consagradas, aparece isso que será para sempre: a esposa bela e pura de Cristo”.

Bento XVI ressaltou ainda que no começo de sua vida religiosa, Santa Clara teve em São Francisco de Assis mais que um mestre, mas também um amigo fraterno. A partir do exemplo de Santa Clara e São Francisco, o Santo Padre refletiu então sobre amizade, classificando-a de um dos “instrumentos humanos mais nobres e elevados”, que purifica e transfigura”. “Como São Francisco e Santa Clara, também outros santos viveram uma profunda amizade no caminho rumo à perfeição cristã, como São Francisco de Sales e Santa Joana Francisca de Chantal”.

Saudações

santaclara.jpg
Santa Clara de Assis

Hoje a Igreja Católica celebra a festa da Beata Virgem Maria Addolorata. Em polonês, o Santo Padre convidou os fiéis a confiarem a própria vida à Virgem, “para que a sua proteção e a sua intercessão sejam para nós um sustento no tempo da serenidade e nos dias de sofrimento”.

“A minha saudação a todos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente para os grupos vindos do Brasil e para os fiéis da Torreira e da diocese da Guarda, em Portugal. Que a graça de Deus, pela intercessão de Santa Clara, fortaleça a vossa vida para mostrardes a todos a felicidade que é amar Jesus Cristo. De coração, dou-vos a minha Bênção, extensiva às vossas famílias e comunidades”, disse, por sua vez, em português.

Apelo por paz

A audiência desta quarta-feira foi concluída com um apelo especial do Papa pela tolerência religiosa e pela paz no sudeste asiático, especialmente Índia, Paquistão e Afeganistão. “Sigo com preocupação os acontecimentos verificados nestes dias em várias regiões da Ásia meridional, especialmente na Índia, no Paquistão e no Afeganistão. Rezo pelas vítimas e peço que o respeito pela liberdade religiosa e a lógica da reconciliação a da paz prevaleçam sobre o ódio e sobre a violência”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas