Seminário em Santa Catarina debaterá catástrofes ambientais e desenvolvimento sustentável
A ASA vem ajudando as vítimas de catástrofes em Santa Catarina |
Biguaçu (Quarta-Feira, 15-09-2010, Gaudium Press) As fortes chuvas que assolaram o estado de Santa Catarina em novembro de 2008, aliadas com a grande frequência de catástrofes ambientais na região, apresentam desafios para a população em geral, governo, entidades e a Igrejas. Para apresentar as experiências existentes e para qualificar cada vez mais a atuação diante destes acontecimentos, a Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (ASA) promoverá no dia 16 de outubro, em Biguaçu (SC) o seminário “As Catástrofes Ambientais e as Alternativas de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária”.
De acordo com o assessor da equipe executiva da ASA, Fernando Anísio Batista, a arquidiocese de Florianópolis tem voltado sua atenção para o atendimento às pessoas atingidas pelos eventos adversos da natureza, desenvolvendo ações: emergenciais (alimentos, roupas, etc.); de reconstrução da vida (móveis, casas, equipamentos de trabalho, etc.) e de desenvolvimento comunitário com projetos sociais e ambientais. O assessor ressalta que essa iniciativa tem como objetivo principal debater alternativas de desenvolvimento sustentável que surjam nas comunidades locais.
“Este tema deve estar presente em todas as organizações da sociedade e a Igreja também deve fazer a sua parte. Por isso, desde o ano de 2007, a ASA tem debatido esta temática com seus projetos e atividade. Ainda são poucas as iniciativas que surgem nesta perspectiva, mas não podemos desistir e desanimar jamais”, afirma.
O estado de Santa Catarina foi assolado por fortes chuvas em novembro de 2008 |
Em relação à metodologia do seminário, o assessor salienta que será aplicado o método do ver, julgar e agir. Segundo ele, no início do evento haverá uma parte mais teórica a partir da realidade, depois serão apresentados os projetos que surgem nas comunidades, e, por último, os indicativos de ação. A abertura do evento terá a presença do arcebispo metropolitano, Dom Murilo Krieger, que falará sobre a mística do encontro.
O seminário contará ainda com assessores do Centro Universitário de Estudo e Pesquisa sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), que apresentarão o tema “As catástrofes ambientais e as áreas de risco das cidades, e assessores da Cáritas Brasileira Regional de Santa Catarina, que abordarão o tema “Desenvolvimento solidário e sustentável. À tarde haverá uma partilha de experiências, como por exemplo, hortas comunitárias, grupos de economia solidária, cooperativa de reciclagem, entre outros. Após esse momento serão realizados trabalhos em grupo, da onde sairão os indicativos de ação.
O evento será aberto e gratuito a todos os participantes das ações sociais paroquiais, como dirigentes, associados, voluntários, membros :de pastorais sociais, de projetos sociais e de desenvolvimento sustentável, assim como de empreendimentos de economia popular solidária , além de pessoas interessadas na temática.
Deixe seu comentário