CNBB realiza 9º Encontro Migratório Sem Fronteiras
Naviraí (Terça-feira, 14-09-2010, Gaudium Press) Cidadãos paraguaios e brasileiros se reuniram na última sexta-feira, 10, em Naviraí, Mato Grosso do Sul, município localizado há 355 km d distância da capital Campo Grande, para participar do 9 º Encontro Migratório Sem Fronteiras. O evento, que contou com a organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), discutiu os temas: “Migrações e Doutrina Social da Igreja” e a “Legislação do Mercosul: acordo de livre residência para os nacionais dos países do Mercosul (Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai) e associados (Bolívia e Chile)”.
Conforme a CNBB, durante o evento, migrantes brasileiros participantes do encontro escreveram cartas manifestando preocupação sobre a situação de moradia no Paraguai e também a um possível retorno ao Brasil. Sobre a questão, uma das organizadoras e palestrantes do evento, a assessora da Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, irmã Rosita Milesi, afirmou que a regularização da residência que aflige tantos migrantes na região pode ser solucionada tomando como base o acordo existente na Legislação do Mercosul.
De suma relevância, o “Tráfico de Pessoas” também foi debatido durante o 9º Encontro Migratório Sem Fronteiras. De tanta importância, que os participantes do evento, após reflexão e debate, redigiram e enviaram à presidência da CNBB uma carta solicitando que o assunto fosse tema da Campanha da Fraternidade 2013.
“A responsabilidade que sentimos, como Igreja, de sermos agentes ativos na missão profética de denunciar condutas que aviltam a dignidade do ser humano, cientes deste hediondo crime e violação dos direitos humanos solicitamos que o tema da Campanha da Fraternidade do ano de 2013 seja sobre a tráfico de pessoas. Confiantes na sensibilidade de nossos Pastores”, disseram.
De acordo com a CNBB, ao final do encontro, os organizadores decidiram que a próxima edição do evento será realizada em Ciudad De Leste, Paraguai, conforme sistema de alternância entre países-sedes previamente acordado entre brasileiros e paraguaios.
Deixe seu comentário