Gaudium news > Começa em Bogotá a Semana Nacional do Migrante, Refugiado e Deslocado

Começa em Bogotá a Semana Nacional do Migrante, Refugiado e Deslocado

Bogotá (Segunda-feira, 13-09-2010, Gaudium Press) Sob a luz da mensagem do Papa para este ano, dirigida aos imigrantes e refugiados menores de idade, teve início neste domingo, 12, em Bogotá, Colômbia, a Semana Nacional do Migrante, Refugiado e Deslocado. O evento, que segue até 19 de setembro, tem como tema “Cada Vida… Uma história; Cada Sonho… Um compromisso; Cada Migrante… Uma pessoa”.

Segundo informações da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), o objetivo do evento, que já teve mais de 15 edições, é sensibilizar a comunidade em geral sobre a realidade da migração e do deslocamento forçados. Durante a semana, acontecerão diversas atividades, que possibilitarão aos fiéis colombianos aproximarem-se e solidarizarem-se com as pessoas em situação de mobilidade, em Bogotá.

Dentre os eventos que compõem a Semana, destaque para o 5º Fórum “Experiência de Atenção à Infância e Adolescência, Vítimas do Conflito Armado na Colômbia”, que acontecerá nesta terça-feira, 14, no Auditório Regina Apostolorum da sede da CEC, e para a Tarde de Integração Infantil “Crescendo e sonhando junto”, no dia 17 de setembro, no Colégio La Presentación.

A cerimônia de encerramento da semana, no dia 19, terá uma celebração eucarística por ocasião do Dia do Migrante a ser celebrada na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Conforme a CEC, durante os oito dias do evento, cada paróquia de Bogotá rezará o Rosário pelos migrantes, segundo sua programação.

A Semana Nacional do Migrante, Refugiado e Deslocado é coordenada pelo Secretariado Nacional de Pastoral Social (SNPS/ Cáritas Colombiana) e pela Comissão Pastoral de Mobilidade Humana na Regional Metropolitana da arquidiocese de Bogotá.

Demais eventos
Conforme a CEC, ainda por ocasião da Semana Nacional do Migrante, Refugiado e Deslocado, acontecerá em Bogotá, nos dias 25 e 26 de setembro, o Encontro da Interculturalidade e a Festa dos Povos, respectivamente.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas