Diocese gaúcha de Cruz Alta celebra 25 anos de atividades da Pastoral da Criança
Cruz Alta (Segunda-Feira, 13-09-2010, Gaudium Press) A Pastoral da Criança da diocese de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, está se preparando para comemorar no próximo dia 26 de setembro os seus 25 anos de atividades na região. Em 1985, junto com outras dioceses, foram capacitadas as primeiras agentes da Pastoral da Criança de Cruz Alta, e, 25 anos depois, a diocese se reúne para celebrar essa caminhada de vida e esperança, que leva as comunidades ações básicas de saúde, nutrição, cidadania e controle social.
Equipe da Pastoral da Criança da diocese de Cruz Alta, Rio Grande do Sul |
Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança, Rosalina Stefanelo, além da comemoração festiva, um dos objetivos do encontro é reanimar a caminhada, no sentido de valorizar as pessoas que cuidam da vida das gestantes e das crianças. “Queremos trabalhar dois assuntos que fazem a diferença em nosso trabalho, que é a auto-estima na missão do voluntário, e o direito da criança brincar, trabalhando uma de nossas ações que é brinquedos e brincadeiras nas comunidades, para resgatar os espaços públicos de brincar”, ressalta.
A programação do encontro terá início às 8h30 com a acolhida das paróquias e dioceses vizinhas, coordenações e autoridades, no Ginásio da Escola Franciscana Santíssima Trindade. O encerramento do evento se dará com a celebração da Santa Missa, às 15h15, presidida pelo bispo diocesano Dom Frederico Heimler e concelebrada por vários padre da região. Logo após a celebração haverá o translado da imagem de Nossa Senhora de Fátima à catedral. A festividade contará ainda com a presença da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé.
Para Rosalina, a Pastoral da Criança da diocese gaúcha representa a presença de Deus, a presença da Igreja, o cuidado e a evangelização chegando aos “mais frágeis e distantes irmãos necessitados”. “Nossa missão é fazer com que mais pessoas assumam essa missão, num tempo em que muitos desistem”, enfatiza.
A estimativa da equipe organizadora é de que o encontro acolha cerca de 400 participantes, vindos das paróquias e comunidades da região e de representantes das dioceses vizinhas.
Deixe seu comentário