Fátima celebra aniversário da quinta aparição de Nossa Senhora
Segundo Cardeal Peter, as pessoas devem acreditar em um Deus providente |
Fátima (Segunda-feira, 13-09-2010, Gaudium Press) Acontece entre ontem e hoje no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, a Peregrinação Internacional Aniversaria da quinta aparição de Nossa Senhora, ocorrida em 13 de setembro de 1917. O evento religioso, que tem como tema “Não vos inquieteis com o dia de amanhã” (Mt 6, 34), é presidido pelo presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Dom Peter Appiah Turkson. Com informações da Agência Ecclesia.
Durante uma celebração eucarística realizada hoje no Santuário, o purpurado abordou a providência divina. Segundo o cardeal, mais do que em um Deus Criador, as pessoas devem acreditar em um Deus providente, que conhece todas as necessidades de seu povo e que é capaz de dar todas as bençãos em abundância. Contudo, esta convicção fica em risco quando subordinada a preocupações terrenas ou materiais ou a avanços da ciência e da tecnologia.
Para o Cardeal Peter, esta situação de embotamento da fé devido a preocupações terrenas não acontece apenas com cristãos, individualmente, mas com governos nacionais e organizações mundiais. Como exemplo disso, o cardeal citou a Conferência das Nações Unidas, realizada em 1994, no Cairo, Egito. Na ocasião, o motivo do encontro foi o problema do crescimento populacional desmedido e as soluções dadas pelos líderes mundiais passaram apenas pela interrupção ou a redução deste crescimento. Conforme o prelado, nesta reunião, as preocupações e discussões dos líderes mundiais não giraram muito em torno de Deus, “nem com seu cuidado providente à Criação, obra das suas mãos”.
Dessa forma, afirmou o purpurado, “ideias como a morte de Deus, suportadas pelos avanços da tecnologia, contribuem atualmente para afugentar qualquer crença na presença de Deus providente na vida humana”. Por fim, o cardeal completou e esclareceu que os avanços da ciência e da tecnologia são positivos, mas que “não podem pretender substituir ou tornar redundante aquela missão divina”.
Deixe seu comentário